Semana do Brasil aquece vendas e varejo cresce 11,3%

Semana do Brasil aquece vendas e varejo cresce 11,3%

Idealizada pela Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), a campanha Semana do Brasil estimulou aumento de 11,3% nas vendas do varejo brasileiro em comparação com o mesmo período do ano passado. O movimento de promoções e descontos contou com mais de 14 mil participantes, entre empresas dos setores varejista, imobiliário, de publicidade e de comunicação.

A variação de 11,3% foi impactada pelo feriado prolongado de 2018. Desconsiderando o efeito calendário, o crescimento ficou em 10,9%. Quando comparado com a média de vendas diárias do primeiro semestre de 2019, o crescimento atingiu 7,9% em receita nominal, para o qual contribuíram, de forma expressiva, o comércio eletrônico (+18,5%) e o varejo físico (+7,1%). Os dados são da empresa de serviços financeiros Cielo.

Os segmentos que mais se destacaram durante a Semana e puxaram o crescimento das vendas foram os de cosméticos (+19,8%); móveis, eletroportáteis e lojas de departamento (+12,6%), turismo e transporte (+6,6%), vestuário e artigos esportivos (+6,1%); e supermercados e hipermercados (+4,5%).

Além de incentivar o sentimento de patriotismo e de confiança no país entre a população, a Semana do Brasil criou um momento especial para empresários e consumidores. Setores como o da construção civil também se engajaram e ofereceram promoções especiais na Semana do Brasil. Em São Paulo, por exemplo, mais de 40 incorporadoras ofereceram um ano de condomínio grátis aos clientes.

De acordo com dados do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis Comerciais de São Paulo (Secovi/SP), houve aumento de 20% no volume de visitação de estandes, com bom índice de fechamento de negócios. Ainda segundo a entidade, a ação do Governo Federal motivou o início de uma série de lançamentos imobiliários.

Para o secretário especial de Comunicação Social da Presidência da República, Fábio Wajngarten, a expressiva adesão das empresas e entidades brasileiras ao chamamento do Governo Federal foi o diferencial da primeira edição da Semana do Brasil. “Tivemos uma resposta muito rápida do comércio no sentido de que uma ação como essa era algo que realmente faltava em setembro para alavancar vendas e a economia do varejo. Os empresários acreditaram na ideia, se engajaram e o resultado pode se tornar sustentável para os próximos anos”, analisa.

Com os números positivos alcançados pela primeira edição da Semana do Brasil, a intenção do Governo Federal é repetir a campanha em 2020 com a adesão de mais empresas.

Com informações da Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República

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