Semana da Pessoa com Deficiência discute ampliação de políticas públicas

Redação PH

Redação PH

tribunal de contas celebra 63 anos de fundação

Semana da Pessoa com Deficiência discute ampliação de políticas públicas

Com objetivo de ampliar as discussões sobre a implantação de ações e criação de políticas públicas para as pessoas com deficiências, o Governo do Estado iniciou, nesta segunda-feira (19.09), a 2ª Semana Estadual da Pessoa Com Deficiência, nesta segunda-feira (19.09). O evento, que segue até o dia 24 de setembro, é coordenado pela Secretaria Adjunta de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Casa Civil.

Dados do Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o Brasil conta atualmente com 45,6 milhões de pessoas que possuem alguma deficiência. O número representa 23,9% da população do País. Destes, 2,6 milhões têm alguma deficiência mental ou intelectual (1,4% dos brasileiros). Em Mato Grosso, são mais de 872 mil pessoas com alguma deficiência visual, motora, auditiva ou intelectual/mental.

O secretário adjunta de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcione Pinho, afirma que o evento tem o objetivo de levar a população a refletir sobre a realidade vivenciada no Estado. Atualmente, a pasta atua na elaboração de um plano para a formação de políticas públicas para pessoa com deficiência. O trabalho é feito em conjunto com outros 19 órgãos e representantes da sociedade civil organizada.

“A previsão de entrega deste plano estadual é para julho de 2017. Estamos trabalhando para formatar uma única ação. Queremos que as propostas sejam regulamentadas em leis para que qualquer gestor que passar pelo Estado cumpra aquilo que é de direito”, ressaltou Pinho.

O governador Pedro Taques, que participou da abertura do evento, destacou que o trabalho desenvolvido pelo Estado tem como foco a concretização de políticas públicas efetivas para as pessoas com deficiência. Durante seu discurso, ele ainda reforçou a importância da sociedade compreender as diferenças e atuar de forma a superar as discriminações históricas.

“O que existe é deficiência de caráter, de honestidade. As pessoas com deficiência, estas devem ser tratadas de forma diferente, pois não são iguais. O nosso grande problema é entender que somos iguais. A constituição nos dá o dever de tratar todos com diferenciais. É o dever fundamental de ser diferente. Isso recebe o nome de ações afirmativas e discriminações positivas, que são políticas públicas ou privadas, obrigatórias ou facultativas, que tem objetivo de superar discriminações que são históricas. É uma honra participar deste evento e reforço que o nosso trabalho é focado na concretização de ações”, ressaltou Taques.

Chefe da Casa Civil, Paulo Taques destacou o trabalho técnico que a pasta realiza na promoção da pessoa com deficiência em Mato Grosso. Segundo ele, uma das alterações propostas com a nova reforma administrativa será a inserção, de pelo menos, duas pessoas com deficiência em cada órgão estadual. A mudança vai contribuir para a realização de ações efetivas para as pessoas com deficiência.

“Nosso governo é um governo voltado para pessoas, temos como prioridade eventos como este, que trata de respeito a pessoas. É importante termos obras físicas, sim, mas não há obra mais importante do que tratar das pessoas. O nosso trabalho tem sido pautado por isso e vamos continuar atuando para que as ações sejam concretizadas de forma efetiva”, afirmou o titular da Casa Civil.

Presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Juarez Albues, que é deficiente visual, ressaltou que as ações realizadas durante o evento vão contribuir, diretamente, para ampliação do conhecimento. Para ele, as pessoas com deficiência precisam de oportunidades.

“Precisamos aproveitar eventos como este para entendermos o que não entendemos ainda. Vamos procurar o conhecimento, pois o saber pode engrandecer cada um de nós. Tenho a certeza que o empoderamento é muito importante para a pessoa com deficiência. Ela saber os seus limites, saber os seus direitos. Nós precisamos de oportunidades, de estarmos interligados com a sociedade. Não podemos mais ser excluídos dos deveres e direitos, não precisamos de caridade. Precisamos de ações concretas”, destacou Albues.

A vice-presidente do Tribunal de Justiça, desembargadora Clarice Claudino da Silva, integrou a cerimônia de abertura e ressaltou a importância do Executivo de Mato Grosso trabalho com foco voltado para as pessoas. “Estamos em uma época em que a pessoa humana tem que ser o destinatário de todas as nossas ações e políticas. Por isso ouço, com muita alegria, que o atual governo é para as pessoas, é feito de pessoas para pessoas. Dias melhores virão, se fizermos do presente algo melhor e especial, como está sendo feito esta semana”, ressaltou.

Programação

Conforme a programação da 2ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência, nesta terça-feira (20.09), a Seduc, por meio da Adjunta de Esporte e Lazer, realiza atividades das 08h às 17h no Sesi Park, em Cuiabá. A expectativa é que duas mil pessoas participem das ações.

Para o dia 21 de setembro, no Hotel Fazenda Mato Grosso, será iniciado o segundo meeting sobre a saúde da pessoa com deficiência. Com o tema “Mato Grosso unindo forças por uma saúde acessível, inclusiva e integral”, as atividades organizadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) seguem até o dia 22 de setembro.

Também no dia 21, a Setas-MT dará início, na sede do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-MT), à campanha estadual de luta da pessoa com deficiência, com o tema “Acesso universal para todos”. A programação terá início às 14 horas e segue até às 17 horas.

Na quinta-feira (22.09), as atividades serão concentradas na Arena Pantanal. Serão realizadas nove palestras, com temas voltados para a área de educação, além de apresentações culturais. Os trabalhos serão iniciados às 08h e seguem até às 17h. Na tarde do dia 23 de setembro, também na Arena Pantanal, profissionais da Seduc e da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) falam sobre a educação bilíngue e o ingresso de pessoas com deficiência no ensino superior.

Na sexta-feira (23.09), das 08h às 11h, além de apresentação cultural, será realizada a palestra “Direito à Tecnologia Assistiva”, ministrada por profissionais da Adjunta de Gestão de Tecnologia em Informação, da Seplan. A atividade ocorrerá no salão nobre Cloves Vettorato, no Palácio Paiaguás.

No sábado (24.09), na Arena Pantanal, será realizada a palestra “Surdocegueira”, ministrada pela diretora da Associação Educacional para Múltipla Deficiência (Ahimsa), Shirley Maia, e a presidente da Associação Brasileira de Surdocegos, Claudia Sofia Pereira. A atividade terá início às 08h30 e segue até as 09h30. Na sequência, é a vez da palestra “Construção do livro em libras”.

O encerramento da 2ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência está programado para às 10h30 do dia 24 de setembro, na Arena Pantanal.

+ Acessados

Veja Também