Sema avança cinco posições no ranking nacional de transparência ambiental

Portal transparência da Sema é top três em disponibilização de informações sobre pecuária, regularização ambiental e situação fundiária de unidades de conservação

Foto por: Christiano Antonucci/Secom-MT

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) subiu quatro posições no ranking de transparência ambiental do Ministério Público Federal.

O estudo feito pelo órgão de controle avalia 47 informações prioritárias na área ambiental prestadas por 104 órgãos federais e estaduais.

Portal Transparência da Sema está entre os três melhores em relação à disponibilização de informações sobre pecuária, regularização ambiental e situação fundiária de unidades de conservação.

No ranking 2017/2018, o Estado ocupava a 14ª posição no ranking, passando para o nono lugar na avaliação feita para o período 2018/2019.

De acordo com o chefe da Unidade Estratégica de Transparência e Geoinformação (UETG) da Sema, Gabriel Vitoreli, ao longo do último ano as ferramentas vêm sendo aprimoradas para melhorar a prestação de contas do órgão.

“Promovemos melhorias como a normatização do fluxo interno para abastecimento das informações, workshops e seminários para sensibilizar servidores sobre a importância da transparência e incremento nas informações disponibilizadas no navegador geográfico, como outorgas, áreas embargadas, declarações de limpeza de área, autorizações de desmate e exploração florestal”, enumera Vitoreli.

O geógrafo explica ainda que foi realizado um trabalho para dobrar o número de Estudos e Relatórios de Impacto Ambientais (EIA-Rima) disponíveis no site. Também foi implementado um novo gerenciador de conteúdo para dar mais agilidade na disponibilização das informações para ao público externo.

“Estamos nos esforçando para avançar na disponibilização das informações, exatamente por reconhecer a relevância da publicidade das informações para sociedade. Não apenas por ser obrigação legal, mas também porque somente com transparência podemos demonstrar a responsabilidade com que conduzimos as ações ambientais no Estado”, conclui a secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti.

O Portal Transparência da Sema está disponível no endereço: http://portal.sema.mt.gov.br/transparencia