Seis atletas representam Mato Grosso na luta olímpica nos Jogos Escolares

Redação PH

Redação PH

Seis atletas representam Mato Grosso na luta olímpica nos Jogos Escolares

Seis lutadores de luta olímpica vão representar Mato Grosso na 2ª etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude (JEJs), na categoria A, que reúne atletas de 15 a 17 anos. Os jogos serão realizados de 12 a 21 de novembro, em Londrina-PR. Eles garantiram as vagas por terem conquistado o título na fase estadual, que ocorreu em agosto, em Sorriso.

Serão quatro desportistas de Cuiabá, um de Várzea Grande e outro de Paranatinga. Josiel de Oliveira e Valeska Mattos na disputa do peso pesado, Guilherme Carvalho e Kellen Loraine pelo peso médio e Lucas Santana e Karolayne Braga na categoria peso leve. Todos medalhistas de ouro nas fases municipais e estaduais dos jogos escolares.

De acordo com o diretor executivo da Federação Mato-grossense de Jiu-jitsu e Lutas Associadas (FMTJJLA), Alexandre Galina, a modalidade esportiva está presente desde 2013.

– Mesmo com poucos anos de implantação, participa e conquista títulos brasileiros desde o primeiro ano. Temos seis medalhas nacionais individuais, cinco bronzes e uma prata, e uma por equipe de prata. E alguns dos atletas que estão indo para Londrina já participaram dessa competição e já abocanharam medalhas. Como Guilherme e Josiel que foram os primeiros a trazê-las para Mato Grosso – contou Galina.

Para o atleta Guilherme Carvalho, o primeiro mato-grossense a conquistar uma medalha nacional na luta olímpica para o estado – bronze em 2013 – será outra oportunidade para mostrar a força do estado. A preparação física e técnica vem sendo aperfeiçoada há quase três anos.

– Treinamos técnicas de Luta Olímpica duas vezes por semana. Mas a preparação física ocorre seis vezes por semana. Pois praticamos outras modalidades de luta. Além disso, ainda recebemos, no mês passado, o coordenador de seleções da Confederação Brasileira de Wrestling, Flavio Cabral. Ele ministrou três dias de treinos. Mostrou novas técnicas e lapidou as demais. Esse treinamento contribuiu e deve ajudar neste próximo passo – avaliou Carvalho.

+ Acessados

Veja Também