Segunda divisão italiana estreia o cartão verde no futebol

Redação PH

Redação PH

Segunda divisão italiana estreia o cartão verde no futebol

Os árbitros da Serie B, a segunda divisão italiana, que começa nesta fim de semana, terão um cartão a mais para usar em relação aos colegas de outros campeonatos: o cartão verde, destinado a recompensar as ações de fair-play.

"Trata-se de uma recompensa para os atletas que se comportem de forma positiva no jogo e no esporte em geral", explicou o presidente da Serie B, Andrea Abodi, durante a apresentação do campeonato, em agosto.

Esta iniciativa já foi testada na Itália em categorias de base e será implementada pela primeiras vez a nível profissional.

O cartão verde poderá servir, por exemplo, para recompensar os jogadores que interrompam um ataque para ajudar um adversário lesionado ou que reconheçam uma falta mal marcada a seu favor.

Os cartões verdes serão contabilizados e, ao final da temporadas, os jogadores mais 'corretos' serão recompensados, de uma maneira ainda não divulgada.

O presidente da Uefa, o francês Michel Platini, candidato à presidência da Fifa, é partidário da ideia de implementar no futebol um cartão branco, que resultaria na expulsão temporária de campo do jogador, no intuito de reduzir o uso do cartão vermelho.

+ Acessados

Veja Também