Seges qualifica setoriais para facilitar implantação do eSocial

Redação PH

Redação PH

procon-mt é contra reajuste de tarifa do transporte urbano

Seges qualifica setoriais para facilitar implantação do eSocial

A Secretaria de Estado de Gestão (Seges), por meio da Superintendência da Escola de Governo oferece capacitação para todos as setoriais de Gestão de Pessoas do Executivo Estadual sobre o eSocial, o novo sistema informatizado da administração pública que concentra informações trabalhistas de todos os trabalhadores do país. O curso é introdutório e acontece entre os dias 26 e 28 de julho, na sede da Escola de Governo.

A intenção é difundir o sistema nos órgãos estaduais pois o eSocial será responsável pelo encaminhamento das informações referentes as obrigações trabalhistas constantes na folha de pagamento dos servidores públicos do Governo do Estado de Mato Grosso.

Conforme o palestrante do curso, Marcel Belém, com a implantação deste sistema no Estado, a rotina dos setores de Recursos Humanos irá mudar, e por isso há a necessidade de capacitação. O prazo final para implementação é julho de 2018, mas a meta do governo estadual é concluir o processo até janeiro do ano que vem.

“Agora o governo vai poder cruzar todos os dados em um banco único, sem diferenças nas informações. A vantagem pro estado é que ele vai ter todos os direitos de todos os servidores garantidos, maior fiscalização e controle dos benefícios”, explica Belém.

Assim que começar a implementação do sistema deverão ser oferecidos outros módulos avançados e com aulas práticas.

Marcel Belém de Souza é servidor da Seges há 13 anos, especialista em Legislação Tributária e coordenador de Regularidade Fiscal e Cálculos Indenizatórios da Superintendência de Gestão de Folha de Pagamanto da pasta.

eSocial

OeSocial é um projeto do Governo Federal, que envolve a Receita Federal, o Ministério do Trabalho, o INSS e a Caixa Econômica Federal. Seu principal objetivo é a consolidação das obrigações acessórias da área trabalhista em uma única entrega.Com a plena implantação do eSocial, o profissional de RH fará em um único envio todas as informações relevantes para CAGED, GFIP, RAIS, etc.

+ Acessados

Veja Também