Seduc entrega tintas e materiais para manutenção de Escolas Plenas

piso salarial dos professores tem reajuste de 6,81%

“Essas entregas são justas porque passamos o dia todo aqui e precisamos de uma escola com infraestrutura de qualidade”. A afirmação é da aluna Geovanna Taques Rodrigues, 17 anos, que cursa o 3º Ano do Ensino Médio na Escola Estadual Antônio Epaminondas, no bairro Lixeira, em Cuiabá. A unidade é uma das Escolas Plenas de Cuiabá que já receberam tintas e outros materiais para melhorar o funcionamento em período integral. Neste mês, a Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc) criou uma força-tarefa com várias ações para revitalizar as seis Escolas Plenas de Cuiabá e Várzea Grande.

Thays Santos da Silva, 17 anos, aluna do 3º Ano da Escola Estadual Cleinia Rosalina Souza, também aprovou as entregas na sua escola, localizada no bairro Jardim Itamarati. “Ainda temos problemas com a estrutura da escola, mas sabemos que está melhorando com o tempo, ainda mais agora com essas coisas novas que estão chegando”, disse a adolescente.

A diretora da EE Cleinia Rosalina Souza, professora Edileuza Silva Gregório, ressaltou que a escola começou a mudar desde passou a funcionar como Escola Plena, focando no projeto de vida de cada aluno, mas que agora a parte estrutural também começa a ganhar nova forma. “Os alunos terão um ambiente mais aconchegante, com certeza, e essas melhorias vão refletir diretamente no futuro deles”, observou.

Já o diretor da EE Antônio Epaminondas, Eber José de Matos Corrêa, reforçou que a escola esperava por essas mudanças há anos. “É importante dar uma cara nova para a escola, afinal, os alunos ficam aqui o dia todo, então temos que proporcionar esse ambiente para que as coisas fluam da melhor maneira possível e com ânimo renovado”.

Pró-Escolas

Determinada pelo secretário de Estado Marco Marrafon, aforça-tarefa para revitalizar as seis Escolas Plenas da região metropolitana de Cuiabá fará, entre outras ações, a entrega de tintas, mobiliários, ar condicionado, geladeira, bebedouros e outros materiais pedagógicos, conforme a necessidade de cada unidade.

A revitalização e a entrega de novos equipamentos às Escolas Plenas fazem parte do Pró-Escolas, maior programa de investimento em educação já lançado pelo Governo do Estado, e dividido nos eixos Estrutura, Ensino, Inovação e Esporte e Lazer.

Até o final de 2018, a Seduc deverá entregar 35 novas escolas (sendo 17 já inauguradas), 20 quadras poliesportivas e 70 reformas, totalizando 140 obras. Para isso, a Secretaria conta com orçamento de R$ 180 milhões para este ano e mais R$ 180 milhões para 2018, um recorde histórico no estado.