Seduc e Justiça Eleitoral firmam parceria para divulgação sobre regularização de eleitores

A assinatura do convênio ocorreu na Seduc - Foto por: Assessoria

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) assinou, nesta quarta-feira (09.10) um termo de compromisso com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Por parte da Seduc serão disponibilizados intérpretes de libras para eventos do TRE de grande porte aberto ao público.

O TRE, por sua vez, deixará auditórios e outros espaços à disposição do Centro de Apoio e Suporte à Inclusão da Educação Especial de Mato Grosso (Casies) para cursos de libras. O termo foi assinado pela secretária de Estado de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, e pelo presidente do TRE, desembargador Gilberto Giraldeli.

Na oportunidade, o presidente do TRE solicitou uma parceria com a Seduc na divulgação de material da Justiça Eleitoral sobre o recadastramento biométrico dos eleitores nas zonas eleitorais de Cuiabá e Várzea Grande. Nas duas cidades, cerca de 24% dos eleitores estão com os títulos eleitorais irregulares.

“A idéia é levar a questão da regularização dos eleitores até as escolas para que os alunos sejam multiplicadores junto aos pais”, destaca o presidente do TRE.

Para a secretária Marioneide, a participação das escolas nesse processo de divulgação do recadastramento eleitoral é primordial, pois as unidades escolares são referência da comunidade. “Nossa sugestão é levar o material de divulgação fornecido pelo TRE as reuniões de pais”, frisa.

A secretária ressalta que, a Seduc, na formação de aluno dentro do preposto da cidadania, possibilita ampliar o acesso e atuação da Secretaria de Educação junto a sociedade. “Esse termo de compromisso, com o auxílio ao trabalho do TRE com intérprete de libras, vamos possibilitar o acesso ao conhecimento e cidadania a todas as pessoas”, assinala.

Casies

O Casies, localizado em Cuiabá, é referência em formação de professores de libras. Dentro do Casies, existe o Centro de Atendimento ao Surdos (CAS), o Centro de Atendimento Pedagógico aos Cegos (CAP) e Núcleo de Alta Habilidades/Superdotação (NAS).

Além da formação de intérpretes de libras, o Casies realiza o atesto, que faz a certificação das pessoas que dominam a língua brasileira de sinais e o nível que está. Além disso, o Casies realiza cursos de libras em todo o Estado.

Números

Conforme o TRE, Cuiabá possui 351.561 eleitores regularizados com a Justiça Eleitoral e outros 105.421, estão com os títulos cancelados, correspondendo a 23%. Em Várzea Grande, por sua vez, são 149.022 eleitores com situação regular e outros 47.253 estão pendentes com a Justiça Eleitoral – cerca de 24%.