Seduc busca melhorar índices de ensino e aprendizagem no Planejamento Estratégico

Redação PH

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Seduc busca melhorar índices de ensino e aprendizagem no Planejamento Estratégico

Universalização do ensino público com entrada, permanência e conclusão na idade certa, aos 400 mil estudantes da rede estadual de Mato Grosso, além da adequação dos espaços escolares e mais celeridade nos processos internos da administração. Estes foram alguns dos objetivos estabelecidos pela Secretaria de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT) em seu Planejamento Estratégico elaborado com a orientação do Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT). Por meio de um termo de adesão ao Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI), celebrado em 2015, a Secretaria recebeu conhecimentos e boas práticas de gestão por parte da Instituição de controle externo, sob a coordenação da Secretaria de Apoio às Unidades Gestoras do TCE de Mato Grosso (SAUG).

Nesta segunda-feira (28/11), o secretário de Estado, Marco Marrafon, trouxe ao presidente do TCE, Antonio Joaquim, o resultado deste intenso período de planejamento, que contemplará os próximos 10 anos. No documento de 75 páginas foram identificados pontos fortes e fracos da administração que devem ser mantidos ou readequados. Dentre eles, constatou-se que apenas 7% dos estudantes do 3º ano do Ensino Médio possuem aprendizado apropriado de Matemática, o que deve subir para 15% em 2019.

“Nós fizemos um grande Plano de Desenvolvimento Institucional com a parceria do Tribunal de Contas e isso nos gerou uma série de metas, com foco no ensino e na aprendizagem, mas também na desburocratização e valorização do servidor”, pontuou Marrafon, afirmando sobre a necessidade premente de reverter alguns dos indicadores nos próximos anos. O gestor enfatizou, igualmente, a importância do planejamento para a execução dos projetos, com foco nos resultados, em prol da sociedade. “É fundamental essa parceria porque representa um novo modelo que os Tribunais adotam, além dos aspectos formais. Eles entendem que o fundamental é aplicação dos recursos com impacto para a sociedade, esse é um caminho sem volta que a administração pública brasileira fará”, concluiu.

Para o presidente do TCE de Mato Grosso, Antonio Joaquim, o PDI reforça o caráter institucional de parceria com os gestores para desenvolver a administração. “O grande problema da gestão pública é a falta de planejamento. Ficamos satisfeitos com o documento e certamente ele se tornará o manual de gestão da Seduc para este e outros governos. A possibilidade de acertar e produzir bons resultados é muito maior quando se planeja o caminho para conquistar os objetivos”, ponderou o presidente.

Além da Seduc, o Tribunal de Contas de Mato Grosso auxiliou outro ente do Estado em seu Planejamento Estratégico: a Procuradoria Geral, sob a gestão do procurador Patrick Ayala. Ambas as participações foram consideradas exitosas pela SAUG e, agora, encaminham-se para o monitoramento dos objetivos estratégicos traçados.

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