Sede própria é inaugurada e Creas ganha mais estrutura e suporte para os serviços ofertados

Foto: Wheverton Barros

A Prefeitura de Rondonópolis, por meio da Secretaria Municipal de Promoção e Assistência Social, inaugurou nesta sexta-feira (20), a sede própria do Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas), localizada na rua Arthur Monteiro Magalhães, nº 115, no Jardim Beira Rio. O equipamento permitirá aos profissionais oferecerem um atendimento mais humanizado e com mais conforto aos usuários do município.

O Creas presta serviços especializados e continuados a indivíduos que tiveram seus direitos violados. “A inauguração do prédio próprio é um avanço na política pública de assistência social, pois funcionará agora num espaço com mais estrutura para cumprir o seu papel e atender a quem mais precisa, além de ajudar melhorar a política de assistência social no município”, disse o prefeito Zé Carlos do Pátio, durante a solenidade de inauguração, que foi acompanhada pelo presidente do Jardim Beira Rio, Lazaro Silva.

Pátio anunciou, ainda, durante a solenidade, que o município reforçará o investimento na melhoria da estrutura física das unidades da pasta. “Além de inaugurar a sede própria do Creas, estamos melhorando todas as unidades existentes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade. A prefeitura adquiriu um prédio para sediar o Cras da Vila Operária. Também compramos duas casas para o Conselho Tutelar e já autorizamos a Secretária (Iriana) a montar uma equipe de engenharia para fazer a revitalização de todos os prédios da Promoção e Assistência Social, assim como estamos fazendo na Saúde e Educação”, afirmou.



Até então, o Creas funcionava num prédio alugado na avenida Presidente Médici, na Vila Birigui. A nova unidade foi edificada e preparada para atender com excelência e dignidade as pessoas em situação de ameaça ou de violação de diretos, oferecendo apoio e assistência social com qualidade de atendimento. “Estamos muito felizes em entregar esta sede própria do Creas, que tem mais estrutura para proporcionarmos um atendimento mais digno e humanizado”, ressalta a Secretária Municipal de Assistência e Promoção Social, Iriana Cardozo.

Com um espaço de mais 180 metros quadrados com acessibilidade e todo equipado, o prédio conta com duas salas para atendimento, salas para funcionários, administração e auditório. Para a gerente do Departamento de Proteção Social, Fabiana Rizati Perez, o novo prédio irá oferecer não só melhores condições de atendimento aos usuários, que precisam ser acolhidas e ter seus direitos garantidos, mas, também, de trabalho para a equipe multidisciplinar, composta por 12 profissionais.

Creas 

Os Centros Especializados cuidam especialmente de indivíduos vítimas de violência e adolescentes em conflito com a lei. O Creas é uma unidade pública de atendimento para a população acessar os serviços da Proteção Social Especial, ou seja, para famílias que estejam em situação de risco social ou tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus tratos físicos e/ou psíquicos, abuso sexual, uso de substâncias psicoativas, cumprimento de medidas socioeducativas, situação de rua e situação de trabalho infantil, idosos, mulheres vítimas de violência, entre outras.