Secult, Semed e Desenvolvimento Econômico planejam atividades para o contraturno escolar

Da Assessoria

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Secult, Semed e Desenvolvimento Econômico planejam atividades para o contraturno escolar

Leitura, xadrez, dança, música e pintura são ferramentas que possibilitam o desenvolvimento das crianças, estimulando a capacidade cognitiva através do lúdico. Com essa concepção, a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) gestou diretrizes a serem implementadas no contraturno escolar da Rede Municipal de Educação para estudantes do ensino fundamental. Após a idealização do projeto, em conversa ocorrida na segunda-feira (17), na Secretaria Municipal de Educação (Semed), da qual participaram o secretário de Cultura, Pedro Augusto Araújo, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Alexsandro Silva, e equipe representativa da Semed composta pela gerente do Departamento de Ensino Fundamental, Dulcilene Rodrigues Fernandes, pelo assessor do Departamento de Ensino Fundamental, Joelson Santos, e pelo presidente do Conselho Municipal de Educação, Adriano Gomes, as três pastas traçaram as linhas mestras para ofertar as atividades ainda neste primeiro semestre de 2022.

Aproximar o público estudantil da arte e da cultura, possibilitando o acesso às oficinas das modalidades disponibilizadas, também é foco do programa. “Nessa primeira reunião, nós discutimos o Plano Pedagógico da Educação Fundamental e costuramos sua estrutura visando trabalhar o lúdico na aprendizagem, pois esse é um caminho que funciona muito. Queremos ser os facilitadores e ofertar essa transversalidade de propostas”,comenta Pedro Augusto, se referindo à integração das pastas em prol da programação elaborada. Segundo ele, a leitura vai encabeçar o leque de ofertas: “Será nossa oficina-piloto”.

Entusiasmado com a ideia, o secretário de Cultura compartilha: “Ao abordarmos a leitura, vamos realizar um concurso de redação que vai acontecer nos oito polos educacionais espalhados pela cidade. Cada polo vai selecionar 30 alunos e os vencedores terão um dia de campo, quando vão visitar um museu, uma biblioteca ou o Centro de Reabilitação Louis Braille. Levando as crianças a esses espaços, incentivamos seu interesse pela cultura e, inclusive, instigamo-las a se colocarem no lugar do outro e perceberem que há várias formas de ver o mundo além de suas próprias perspectivas. Assim, estaremos formando multiplicadores que levarão esse conhecimento para dentro do colégio onde estudam”.

Também haverá um bate-papo interativo com autores de livros locais. “Os vencedores do concurso vão participar de uma roda de conversas com escritores do município e vão poder trocar ideias, fazer perguntas sobre a profissão e satisfazer sua curiosidade sobre o ofício. Após esse encontro, eles deverão escrever sobre seu dia de campo. Com os textos desses estudantes, vamos produzir um livro e, no final do ano, vamos fazer um dia de autógrafo para lançar a obra”, anuncia o gestor sobre algumas atividades que vão compor o projeto.

Mais uma oportunidade será o aprendizado do xadrez. “Nosso secretário de Desenvolvimento Econômico, o Alexsandro, é um ótimo enxadrista e viabilizou um encontro com a Associação de Xadrez de Rondonópolis. Como um esporte que é jogado a título de diversão, mas também em nível profissional de alto rendimento, sua prática impulsiona a capacidade de raciocínio, estratégia, lógica, foco e concentração, entre outras habilidades. Então, queremos alimentar essas competências, especialmente, em crianças que tem maior dificuldades em sala de aula”, observa Pedro Augusto, frisando que essa é uma construção bastante audaciosa e que visa melhorar os índices da educação no município. Mas, para quem busca aprimorar a educação formando as gerações que vão atuar na cidade no futuro, como ressalta ele, esse é um papel que deve ser cumprido com ousadia e excelência.

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