Secretário destaca importância do Fórum Estadual de Esporte e Lazer

Redação PH

Redação PH

seduc proporciona pedagogia diferenciada a estudantes estrangeiros

Secretário destaca importância do Fórum Estadual de Esporte e Lazer

O secretário adjunto de Esporte e Lazer, Pedro Luiz Sinohara, deu entrevista para o Jornal A Gazeta sobre a realização do Fórum Estadual de Esporte e Lazer, que começa nesta sexta-feira (18), às 18h, no Hotel Fazendo Mato Grosso, em Cuiabá. O fórum contará com a participação de mais de 200 gestores municipais de esporte em Mato Grosso.

Sinohara também falou sobre o mapeamento que detectou as principais necessidades do esporte e lazer no estado. “Ano passado andamos 28.508 quilômetros pelo interior, vendo a realidade e as principais demandas. Visitei todas as 10 regiões e conversei com gestores”, ressaltou.

Sobre o fórum, ele destacou que será a oportunidade de promover um grande debate em torno do assunto. Ele acrescentou que gestores de esporte de todo estado terão a oportunidade de debater e expor ideias que ajudarão na elaboração de política públicas para área. “As pessoas vão se reunir em grupos e discutir o que precisa ser feito, as prioridades e apresentar isso em uma fala. Vamos obter um documento oficial sobre ‘O que queremos para o nosso esporte’, que é o tema do fórum”, detalhou.

Na entrevista, o secretário Adjunto de Esporte e Lazer também falou sobre a ideia de desenvolver um projeto para a utilização de espaços públicos – como o Ginásio Aecim Tocantins – por escolas de iniciação esportiva. “Uma das propostas é: as federações que conveniarem com a secretaria terão que colocar uma escola de iniciação aqui [Ginásio Aecim Tocantins], para usarmos o espaço público com a prática esportiva para crianças”, sugeriu.

No ano passado, Sinohara e sua equipe percorreram mais de 28 mil quilômetros pelo interior do Estado. Isso permitiu que o secretário conhecesse de perto a realidade do esporte e lazer em Mato Grosso. Na entrevista ele destaca que muitas cidades do interior sofrem com a falta de estrutura esportiva.

“É um realidade que eu não conhecia. Desde municípios que não tem um profissional de Educação Física, há carência de profissionais até em cidades em que se treina futsal em quadra de areia. Um absurdo. Sabemos que cada região precisa: uma reforma de ginásio, uma quadra, uma pista de atletismo. Agora levaremos essas demandas para os deputados para eles apresentarem emendas que possibilitarão os recursos para essas obras”, afirmou.

A entrevista com Pedro Luiz Sinohara pode ser conferida na edição desta sexta-feira (18) do Jornal A Gazeta, que circula nas principais bancas da Capital e do interior do estado.

+ Acessados

Veja Também