Secretária Municipal participa do seminário “Mulheres no Espaço Público” e recebe Moção de Aplausos

Matheus Pires/Secom

Secretária Municipal participa do seminário “Mulheres no Espaço Público” e recebe Moção de Aplausos

A participação da mulher nos poderes Judiciário, Legislativo e Executivo e os desafios enfrentados por elas para alcançar tais posições, bem como no exercício diário de suas funções, foram os principais assuntos discutidos no seminário  “Mulheres no Espaço Público”, que contou com a participação da Secretária Municipal da Mulher, Luciana Zamproni. O evento foi realizado na tarde desta segunda-feira (21), na Assembleia Legislativa.

De acordo com Zamproni, assim que assumiu a pasta, em maio de 2020, conseguiu identificar a importância dos três poderes trabalharem em conjunto em favor das mulheres. Ela destacou a valorização que o prefeito Emanuel Pinheiro teve pelas mulheres, chegando a colocar a frente de secretarias importantes oito mulheres.

“Esta gestão entrou para a história de Cuiabá. Hoje podemos dizer que existe sim na capital uma secretaria voltada para as mulheres, existe um espaço de acolhimento que já atendeu mais de 250 mulheres. Temos politicas públicas que funcionam e tudo graças ao prefeito e graças a primeira-dama Márcia Pinheiro que sempre lutou pelas causas femininas”, pontua.

A presidente da Câmara Setorial Temática, Jacy Proença, explica que o relatório feito durante os dois anos de trabalho deve ser divulgado em agosto, porém, já destaca que no documento contém um conjunto de propostas de legislação e de políticas públicas em defesa das mulheres e propõe também a criação de um organismo na Casa de Leis para assegurar o acompanhamento do tema de forma permanente.

“Acreditamos que o relatório servirá como referencial para desenvolver as políticas públicas que o estado e os municípios tanto necessitam em favor das mulheres”, afirmou.

No final do seminário, Luciana Zamproni, recebeu uma Moção de Aplausos em reconhecimento a importante contribuição nas politicas públicas inclusivas para as mulheres.

“Esta moção é para toda minha equipe, para a primeira-dama que vem construindo conosco uma história em prol das nossas mulheres. Juntas somos um time e tenho certeza que não faria nada sozinha”, afirma.

Participaram do evento a desembargadora, Maria Erotides Kneip, a supervisora da Política Judiciária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Maria Amorim Ziouva, delegada titular da Delegacia Especializada de defesa da Mulher, Jorzirlethe Magalhães Criveletto, a deputada estadual, Janaina Riva, vereadoras de Cuiabá, Edna Sampaio, e de Várzea Grande, Rosy Prado e a deputada federal Rosa Neide.

+ Acessados

Veja Também