Secretaria Estadual de Saúde edita Guia de Conduta Médica para Covid-19

O documento também segue os princípios fundamentais do Código de Ética Médica - Foto por: Secom-MT

Secretaria Estadual de Saúde edita Guia de Conduta Médica para Covid-19

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) editou o Guia de Conduta Médica para Covid-19 na Atenção Primária e Secundária. As informações são norteadas por publicações existentes até o momento sobre o assunto e podem ser revistas diante de novas evidências. O documento também segue os princípios fundamentais do Código de Ética Médica.

O Guia de Conduta Médica para Covid-19 está disponível no site da Secretaria de Estado de Saúde.

O documento alerta para diferentes diagnósticos da Covid-19, Influenza e Dengue, presta orientações sobre fatores de risco clínico para formas graves da Covid-19, aponta dados clínicos e laboratoriais que indicam risco de agravamento da doença, indica as fases de tratamento do novo coronavírus, com sugestões de medicamentos, elenca as classificações de formas clínicas da Covid-19 e as alternativas terapêuticas.

O Guia sugere ainda um protocolo para atendimento aos pacientes adultos, com a sugestão de definição do quadro de saúde, exames, formas de tratamento e observações para o atendimento.

Segundo informou a secretária Executiva da SES-MT, Danielle Carmona Bertucini, o Guia de Conduta Médica possibilita a padronização do protocolo, sendo uma orientação para todas as unidades de saúde do Estado – inclusive da rede privada.

A secretária destaca o agradecimento aos profissionais médicos que colaboraram na elaboração do documento. “Cada um dos participantes contribuiu com o seu conhecimento e experiência para auxiliar outros profissionais na atuação no dia-a-dia de atendimento aos pacientes”, pontuou a gestora.

O documento contou com a participação de profissionais da saúde estadual; de representantes da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa; do Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso; de representantes das Secretarias Municipais de Saúde de Cuiabá e de Várzea Grande; do Sindicato Estadual dos Médicos e da Academia de Medicina de Mato Grosso.

+ Acessados

Veja Também