Secretária destaca a importância dos médicos na identificação dos casos de microcefalia

Redação PH

Redação PH

ter um ápice de prazer por dia reduz em 22% chances de desenvolver câncer de próstata, revela estudo

Secretária destaca a importância dos médicos na identificação dos casos de microcefalia

A secretária Municipal de Saúde, Marildes Ferreira, destaca o importante trabalho desenvolvido pelos pediatras da Santa Casa de Misericórdia e Maternidade de Rondonópolis, em nome da infecto-pediatra Vanessa Siano e do pediatra Rafael Leite Almeida, que identificaram os casos de microcefalia em Rondonópolis e os informaram imediatamente ao Município.

Segundo Marildes, em nenhum momento se pode questionar o excelente trabalho que vem sendo realizado pela equipe médica, que diante de um quadro urgente de saúde pública não se furtou em enviar as informações necessárias para a Secretaria Municipal de Saúde, cumprindo o papel que lhes cabe com competência.

Neste momento, os médicos continuam trabalhando efetivamente para identificar possíveis novos casos e para realizar os devidos exames necessários e acompanhamentos dos bebês já identificados com microcefalia em Rondonópolis.

A Santa Casa, com as informações repassadas pelos médicos, continua a busca por casos no mês de agosto, mês requerido pelo Ministério da Saúde, o que pode elevar o número de notificações de microcefalia na cidade.

Paralelamente, alguns bebês já são acompanhados pela equipe médica e outros estão sendo examinados. Uma das preocupações é identificar se a microcefalia tem relação com o vírus Zika. Para isso, os médicos estão coletando material para realizar a sorologia nos bebês, o que irá apontar se o caso tem ou não alguma relação com o vírus transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti.

Como os casos de microcefalia vinham crescendo em todo o Brasil, os médicos de Rondonópolis já estavam atentos com a questão e hoje, o Município é o primeiro do Estado de Mato Grosso a conseguir identificar microcefalia em bebês nascidos entre os meses de setembro a novembro

+ Acessados

Veja Também