Secretaria de Saúde realiza palestra educativa com orientações sobre planejamento familiar

Da Assessoria

Da Assessoria

Assessoria

Secretaria de Saúde realiza palestra educativa com orientações sobre planejamento familiar

O Departamento de Planejamento Familiar da Secretaria Municipal de Saúde realizou na manhã desta sexta-feira (23), no auditório da SMS, uma palestra educativa/orientativa sobre planejamento familiar e os seus métodos contraceptivos.

Segundo informações da agente administrativa Daiane Satellis Taques, essa é mais uma ação do Centro de Atendimento Integrado à Saúde da Mulher (CAISM), instalado no Hospital Municipal Cristyan Mary da Silveira e Lima, localizado na avenida Lions Internacional, através do “Programa Saúde até Você” que tem como objetivo principal a realização de cirurgias contraceptivas de laqueadura e também de vasectomia.

A enfermeira palestrante Neiva Santos Tunes Dias, falou aos mais de 30 interessados (as) que compareceram ao local, apresentando, orientando e esclarecendo dúvidas sobre planejamento familiar e os métodos contraceptivos existentes, incluindo intervenções cirúrgicas, como: laqueadura para as mulheres e, vasectomia para os homens.

Conforme a enfermeira, as pessoas maiores de 25 anos de idade, em idade fértil, que tenham pelo menos dois filhos vivos, e que queiram fazer um planejamento familiar; seja por métodos contraceptivos temporários, como: anticoncepcionais, preservativos ou a implantação de um “DIU – Dispositivo Intrauterino” no caso das mulheres ou ainda, métodos mais definitivos como a laqueadura para mulheres e vasectomia para os homens devem procurar uma unidade de saúde.

Para as pessoas que se encaixem nas exigências da Lei Federal 9.263/96, o planejamento familiar é um direito de todo o cidadão e se caracteriza pelo conjunto de ações de regulação da fecundidade que garanta direitos iguais de constituição, limitação ou aumento da prole pela mulher, pelo homem ou pelo casal.

PASSO A PASSO
Primeiramente os interessados que decidirem pelo método, devem procurar uma unidade de saúde mais próxima de sua casa, onde será feito um cadastro; a pessoa é encaminhada ao Departamento de Planejamento Familiar (CAISM) da SMS, onde participa de palestras sobre o tema, depois é encaminhado a um profissional psicólogo, onde ele é entrevistado e decide se deseja participar do programa, através de intervenções cirúrgicas ou não.

No caso de decidir por uma cirurgia de laqueadura ou vasectomia, e depois de ouvido por um psicólogo e convencido de que é aquilo mesmo que deseja, o paciente ou a paciente, será encaminhado (a) para um médico onde fará exames de saúde e pré-cirúrgicos, e depois de acompanhados por profissionais de diversas áreas, dentro de 60 dias serão liberados para a cirurgia.

Por conta da pandemia, houve uma demanda reprimida quanto a essa questão, então a SMS decidiu realizar estas ações que incluem um mutirão de saúde, para agilizar e atender a esta expectativa de parte da população que deseja realizar um planejamento familiar.

Importante ressaltar que não existe fila de espera para as citadas cirurgias nesse momento.

+ Acessados

Veja Também