Secretaria de Saúde promove capacitação sobre método de prevenção ao vírus HIV

Secretaria de Saúde promove capacitação sobre método de prevenção ao vírus HIV

Secretaria de Saúde promove capacitação sobre método de prevenção ao vírus HIV

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), por meio da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica, do Escritório Regional de Saúde de Rondonópolis em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Rondonópolis representada pelo Serviço de Assistência Especializada (SAE), realizou uma capacitação em Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) para os servidores da saúde da região.

A mesma atividade é desenvolvida para os servidores da saúde pública que trabalham em unidades especializadas, como o CERMAC, e em outros SAEs de Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Confresa, Tangará da Serra, Itiquira, Primavera do Leste, Juína, Juara, Alta Floresta, Cáceres e Canarana.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da SES-MT, Alessandra de Moraes, explica que o método de Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) consiste no uso de antirretrovirais (ARV) para reduzir o risco de adquirir a infecção pelo HIV. De acordo com a especialista, essa estratégia se mostrou eficaz e segura, ou seja, é mais uma estratégia de prevenção, com o objetivo de reduzir a transmissão do HIV.

A Profilaxia está indicada para a chamada população-chave (profissionais do sexo, pessoas trans, homossexuais, pessoas que usam álcool e outras drogas e pessoas privadas de liberdade). Estudos aprontam que a PrEP é eficaz e oferece um grau de proteção contra a infecção por HIV superior a 90%, quando tomada regularmente.

Dados do Boletim Epidemiológico HIV/AIDS de 2018 evidenciam que, em Mato Grosso, o histórico da epidemia acompanha o quadro nacional, em que os casos da infecção por HIV têm aumentado em jovens entre 14 a 29 anos de idade. Já os casos de HIV em adultos, a infecção aumenta consideravelmente; enquanto em 2015 o coeficiente de detecção foi de 18,1 casos para cada 100.000 habitantes, em 2017 observou-se 26,2 casos para cada 100.000 habitantes.

+ Acessados

Veja Também