Secretaria de Saúde desenvolve política de integração de ações com município

Redação PH

Redação PH

estado amplia procedimentos cirúrgicos em rondonópolis

Secretaria de Saúde desenvolve política de integração de ações com município

A política de gestão da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) é fortalecer a capacidade de regular os serviços (Sisreg) e integrar as ações do Estado com os municípios, por meio dos escritórios regionais. Essa meta está no plano diretor de regionalização da SES/MT. E a necessidade de seguir esse plano foi reforçada pela secretária executiva de Saúde, Fátima Ticianel, durante a primeira reunião técnica com a secretária de Saúde de Rondonópolis, Isalba Albuquerque. Também participaram da reunião assessores estaduais das áreas de epidemiologia, regulação, atenção à saúde, de programação controle e avaliação, e o representante do Escritório Regional de Saúde em Rondonópolis, Gilberto Roque Geremia,

A secretária de Saúde de Rondonópolis informou que o município tem também o mesmo objetivo que é ó de trabalhar em equipe com a SES/MT para avançar nas políticas públicas e atender as necessidades.

A titular da pasta de Saúde de Rondonópolis apresentou à SES/MT a necessidade de um volume maior de vacina para completar a cobertura de vacinação de bloqueio contra a febre amarela dentro de um raio de 30 km, o que abrange cinco municípios vizinhos. A Secretaria de Saúde do Estado informou que vai solicitar ao Ministério da Saúde mais doses de vacina para atender a demanda de Rondonópolis.

A cobertura de vacinação na regional de Rondonópolis é de 87% e do município polo são 115% neste ano. Em uma cidade da região, São José do Povo, a cobertura da vacina é de 77,91% até este mês. Neste município, foram encontrados três macacos mortos na zona rural e exames laboratoriais confirmaram a presença do vírus da febre amarela em um deles.

Além do reforço de doses de vacina, a SES/MT estará capacitando técnicos e médicos da regional na primeira semana de junho. De acordo com Isalba Albuquerque, a região tem recebido muitas pessoas de outros Estados e caminhoneiros em trânsito, além de ter uma subnotificação do censo populacional, especialmente da área rural, por essa razão precisa de mais doses de vacina, destacou.

Na reunião, a secretária executiva de Saúde do Estado tratou também sobre os serviços de urgência e emergência e de cirurgias eletivas. Na ocasião, Fátima Ticianel mostrou a importância de reabilitar o sistema de fila única para alinhar o controle da regulação com o escritório regional de saúde estadual.

Quanto a atual administração do hospital Regional, por parte da OSS São Camilo, a SES/MT está analisando o contrato que vencerá em junho, mas também estuda um novo edital de licitação.

A equipe técnica da SES/MT orientou a Secretaria de Saúde de Rondonópolis a aderir ao serviço de testes rápidos de gravidez, adquirido junto ao Ministério da Saúde, a fortalecer ações de prevenção da mortalidade materna e a ampliar o acesso da população aos métodos anticonceptivos como a inserção do DIU.

+ Acessados

Veja Também