Secretaria confirma primeira morte por dengue neste ano em MT

Redação PH

Redação PH

ter um ápice de prazer por dia reduz em 22% chances de desenvolver câncer de próstata, revela estudo

Secretaria confirma primeira morte por dengue neste ano em MT

Um homem de 28 anos morreu vítima de dengue na cidade de Sapezal, a 473 km de Cuiabá. De acordo com a assessoria da Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES/MT), é a primeira morte confirmada pela doença registrada neste ano no estado. O caso estava sob investigação e foi confirmado nesta terça-feira (24).

Ainda segundo a SES, ainda existem cinco mortes que estão sob investigação, sendo dois em Cuiabá, um em Várzea Grande, na região metropolitana, outro em Tangará da Serra e o quinto em Nova Mutum. Até o começo do mês de março a SES recebeu 2.954 notificações da doença, sendo que Sinop e Cuiabá são os municípios com maiores casos, com 752 e 237 casos, respectivamente. Se comparado ao mesmo período de 2014 houve uma diminuição de mais de 24% nos casos de dengue.

Pelo último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa), 11 cidades apresentam altos índices de infestação do mosquitoo: Santa Carmem lidera com 7,93%, seguido de Cláudia (7,38%), Araputanga (7,36%) e Marcelândia (7,24%). A capital mato-grossense apresenta índice de 6,60%. Dos 141 municípios, 52 (37%) estão em situação de alerta e, apenas 36 (25%) com classificação satisfatória.

2014 e 2013

Segundo a SES, em 2013 foram registrados no estado 46.142 casos de dengue em Mato Grosso, já em 2014 foram notificados 11.610. No ano passado a secretaria confirmou cinco casos de morte pela doença, sendo nas seguintes cidades: Alta floresta, Alto Paraguai, Cuiabá, Rondonópolis, e Sinop.

É preciso que a população se mantenha alerta para o acúmulo de água parada, limpeza dos quintais e terrenos, evitando acumulo de lixo e vedando os reservatórios de forma que o mosquito não prolifere. Caso apresente sinais e sintomas das doenças, deve-se procurar imediatamente os serviços de saúde e evitar o uso medicamentos sem prescrição médica.

+ Acessados

Veja Também