Secretaria conclui capacitação para merendeiras de rede municipal de Educação

Foto: Wheverton Barros

Cerca de 80 merendeiras da rede municipal de ensino participaram na noite desta quarta-feira (30) do encerramento do curso “Trabalho da Merendeira para Além do Prato e Panela” que aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação no Jardim Santa Marta, em Rondonópolis.

A merendeira Priscila Martins a capacitação contribui para aprimorar ainda mais os conhecimentos. “Estou na rede há cinco anos e é uma oportunidade muito boa, a gente vai aprendendo cada dia mais, cada momento foi ótimo para gente tem coisas que a gente não sabia aprendemos. Cada vez que vem curso vem para inovar ainda mais,” celebrou a merendeira.

Conforme o assessor pedagógico Samuel Mendes, do Departamento de Formação, o curso foi desenvolvido ao longo do ano visando melhorar a qualificação profissional das merendeiras.

“Esse encerramento de uma formação que aconteceu ao longo do ano em toda rede municipal, o curso “Trabalho da Merendeira para Além do Prato” idealizou a formação continuada dessas merendeiras, a qualificação profissional e o esse momento o “Concurso Master Merendeiras” é uma oportunidade de valorizarmos o trabalho destas profissionais apresentando a qualidade da merenda que é produzida por elas para as crianças da rede municipal”, explicou Samuel.

A secretária municipal de Educação Carmem Garcia Monteiro explicou que a pasta tem uma forma diferenciada de ver a formação visando atender a todos os colaboradores da rede. “Estamos encerrando o curso com as merendeiras onde elas puderam estar trabalhando de acordo com o Programa Nacional de Alimentação Escolar que traz toda a legislação de como armazenar e preparar esses alimentos e aprenderam a preparar também receitas nutritivas visando atender ainda mais o gosto dos nossos alunos,” explicou a secretária.

Para o prefeito Zé Carlos do Pátio, este foi um momento também de estar ouvindo categoria de forma a melhorar ainda mais a merenda escolar.

“Vim neste ano, neste curso de merendeira porque eu quero saber o que elas querem a mais. Desde 2003, o recurso que a prefeitura passa per capita por dia para a merenda é de 11 centavos e nós mais que dobramos no nosso mandato, hoje o valor é de 27 centavos. Você investe em uma criança no trabalho pedagógico, na humanização, mas também na alimentação, é muito importante e queremos aumentar mais os recursos na merenda e melhorar a qualificação das merendeiras,” disse o prefeito.