Secretária apresenta avaliação do Plano Estadual de Educação ao Ministério Público

Secretária apresenta avaliação do Plano Estadual de Educação ao Ministério Público
Secretária Maioneide explica ao MP em detalhes as metas de seu trabalho à frente da Seduc - Foto por: Assessoria

Secretária apresenta avaliação do Plano Estadual de Educação ao Ministério Público

A secretária de Estado de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, apresentou nesta quinta-feira (25.07) a avaliação do Plano Estadual de Educação ao Ministério Público do Estado (MPE).

A apresentação foi feita durante a 3ª Reunião do Fórum Intersetorial de Acompanhamento dos Planos de Educação (Fiape-MT), realizada na sede das Promotorias de Justiças de Cuiabá.

Conforme explicou promotor de Justiça, Miguel Slhessarenko, o Fórum Intersetorial faz um acompanhamento permanente das metas dos Planos de Educação de Cuiabá e de Mato Grosso que foram elegidas como prioritárias, a exemplo da educação infantil, educação especial, qualidade da educação básica e também a alfabetização das crianças até o 3º ano do ensino fundamental.

“Esse é um momento de transparência, que o Ministério Público proporciona para demonstrar à sociedade como está o andamento dos trabalhos para atingir essas metas. Foi uma reunião extremamente positiva. As avaliações apresentadas denotam o esforço no cumprimento das metas no plano. A gente agora aguarda a apreciação da Assembleia ao Plano Estadual para ter um mecanismo formal que a gente possa ter a referência de atuação e de melhoria da qualidade do ensino de Mato Grosso”.

Marioneide destacou que o Plano Estadual de Educação está alinhado ao Plano Nacional e contém 16 metas e 256 estratégias, que foram discutidas e construídas durante Conferência de Educação Estadual em 2017. Durante os meses de maio e junho deste ano, o Fórum Estadual de Educação, que é composto por várias entidades ligadas à educação, avaliou e reorganizou as metas e estratégias.

Segundo a secretária, foram apresentadas as metas principais do plano, no que se refere ao acesso do aluno à escola, a qualidade da educação, que são os indicadores e os índices de educação do Estado, ao atendimento da Educação de Jovens e Adultos e da educação inclusiva.

“Estamos apresentando as metas principais do plano que passaram por uma avaliação, e hoje, a gente vem exatamente verificar como foi esse processo de avaliação e quais os resultados tivemos e quais ações estamos planejando para intervir nesses resultados com foco e melhorar a qualidade de do ensino no Estado”.

Projeto de Lei

O Fórum Estadual de Educação entregou na quarta-feira (24.07) a minuta do Projeto de Lei que aprova o Plano Estadual de Educação (PNE) à Casa Civil. O documento foi entregue pela secretária de Estado de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, ao secretário-chefe da Casa Civil, Mauro Carvalho, para ser encaminhado à Assembleia Legislativa de Mato Grosso para apreciação. Se for aprovado pela Assembleia, o plano segue para sanção do governador.

+ Acessados

Veja Também