Seciteci firma termo de compromisso com prefeito de Peixoto de Azevedo para oferta de curso técnico

Seciteci firma termo de compromisso com prefeito de Peixoto de Azevedo para oferta de curso técnico

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci), Nilton Borgato assinou o termo de cooperação técnica junto ao prefeito Maurício Ferreira de Souza, de Peixoto de Azevedo (672 km ao Norte da Capital), para a realização do Curso Técnico em Agropecuária, no distrito de União do Norte. O curso será realizado em parceria com o Governo Federal, por meio do programa Novos Caminhos.

Segundo o gestor da Seciteci, Nilton Borgato, estas parcerias, entre Estado e Município são fundamentais para que os cursos possam ser efetivamente realizados. Ele ressalta que a cidade possui forte potencial minerador e parte da transição gradativa do garimpo para a agropecuária de pequeno, médio e grande porte, portanto precisa de profissionais capacitados para atuar neste setor.

“Esta capacitação será uma ferramenta de fomento neste processo de desenvolvimento da agricultura familiar nos 11 assentamentos rurais e até nas aldeias indígenas, com foco em ofertar profissionais qualificados para o mercado de trabalho, para atender as demandas do agronegócio na região”, falou.

O prefeito Peixotense enalteceu o Estado por se fazer presente na formação educacional e profissional dos cidadãos, ampliando a oferta de cursos técnicos profissionalizantes especialmente no distrito União do Norte, que é essencialmente agrícola. Além disso, esta iniciativa fomenta a produção, além de gerar mais emprego, renda e desenvolvimento rural.

“Agradecemos ao governo do Estado pela parceria, este apoio da Seciteci certamente vai nos ajudar a crescer e desenvolver ainda mais. É uma união de forças, com a presença do Estado nas pontas, onde a expectativa é de que esses jovens depois de formados possam atuar na região, dando a parcela de contribuição por meio do aprendizado e trabalho”, ressaltou o prefeito.

Este é o maior Projeto de Assentamento da América Latina, que se destaca na produção grãos, gado de corte e leite e nas cadeias produtivas da agricultura familiar dos 11 assentamentos rurais adjacentes.

De acordo com a Secretária de Educação do município, Raimunda Barbosa, as aulas serão ministradas na Escola Estadual Leonísio Lemos Melo, para cerca de 30 alunos, com o apoio logístico da Prefeitura.

“O distrito é a nossa maior área rural, portanto é importante ofertar cursos que possam agregar e somar aos moradores dentro da sua realidade, dando o suporte e apoio necessário para que eles possam estudar”, disse.

A Seciteci disponibilizará o quadro de professores, material didático, certificação e diplomação dos alunos, material de consumo administrativo e demais demandas de caráter pedagógico. Em contrapartida, o Município ofertará o suporte logístico referente ao transporte dos estudantes para as aulas regulares, visitas técnicas e aulas práticas a campo, bem como a disponibilização de um coordenador local e apoio logístico à escola, onde o curso será ministrado.

Ao todo serão formalizados nove termos de cooperação. Além de Peixoto de Azevedo, Mirassol D’Oeste e Pontes e Lacerda, também contarão com os cursos os municípios de Campos de Júlio, Aripuanã, Colniza, Querência, Paranatinga e Alto Boa Vista. Pelo menos 270 alunos serão contemplados.

Noticias Relacionadas