Seciteci certifica 31 novos técnicos em agropecuária em Novo Horizonte do Norte

Seciteci certifica 31 novos técnicos em agropecuária em Novo Horizonte do Norte

No município de União do Sul serão entregues 16 certificados

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECITECI), realizou nesta segunda-feira (25.10), a entrega de 31 diplomas de conclusão do Curso Técnico em Agropecuária da Escola Técnica Estadual de Sinop (ETE), referente a unidade fora de sede, no município de Novo Horizonte do Norte.

A Escola de Sinop trabalha com a formação presencial nas áreas de Informação e Comunicação, Gestão e Negócios, Recursos Naturais, Saúde e Infraestrutura, e na oferta de cursos técnicos de Formação Inicial Continuada (FIC), e de Aperfeiçoamento ministrados nas unidades fora de sede localizadas em Marcelândia, Nova Guarita, União do Sul, Juara, Juína, Novo Horizonte do Norte, Feliz Natal e Peixoto de Azevedo.

“Mato Grosso é o Estado que mais cresce no Brasil, somos a locomotiva do agronegócio no país, e essa pujança econômica exige que tenhamos profissionais qualificados e prontos para lidar com as novas tecnologias e as exigências do mercado de trabalho. Infelizmente temos uma gama de profissionais, que não acessam o mercado por falta de qualificação. Os diplomas entregues hoje, irão garantir mudanças diretas na vida do produtor, otimizando o potencial produtivo e assegurando competitividade aos produtos, ao município e consequentemente, ao Estado. Vocês, a partir de agora, são o elo de uma das cadeias produtivas mais importante de Mato Grosso”, definiu o secretário-adjunto de Educação Profissional e Superior (SECITECI), Stephano do Carmo.

“Um momento singular na vida dos nossos formandos, que a partir da certificação terão ainda mais segurança e o reconhecimento exigido pela sociedade para o ingresso no mercado de trabalho. Parabéns ao Governo do Estado, e a todos os envolvidos na formação dos nossos jovens, que enfrentaram momentos difíceis para chegar até aqui. Vocês conseguiram. Tenham orgulho disso. Sucesso, e que venham novos cursos”, comemorou o prefeito de Novo Horizonte do Norte, Silvano Pereira Neves.

Na oportunidade, a SECITECI anunciou para Novo Horizonte do Norte a realização do curso de Formação Inicial Continuada (FIC) para Operador de Máquinas e Implementos Agrícolas. O curso terá início no próximo ano, e fará parte do quadro de novas formações que serão ofertadas para o município.

“O Governo do Estado não tem medido esforços para potencializar as oportunidades de emprego e renda à população, seja para os jovens em busca do primeiro emprego e que dependem da qualificação profissional para serem aceitos no mercado de trabalho; seja para aqueles que já ocuparam uma vaga e que por falta de aperfeiçoamento acabaram excluídos pelo mercado. Estamos trabalhando para que o cidadão se sinta assistido, e mais do que isso, receba do Estado a condição necessária para dar o primeiro passo”, definiu a diretora da ETE de Sinop, Ivanir Latanzi.

Nesta quarta-feira (27.10), será a vez de União do Sul realizar a certificação de 16 novos profissionais, formados também no curso Técnico em Agropecuária. A solenidade será realizada a partir das 19h, na Câmara Municipal.

Com a entrega dos certificados, os novos profissionais recebem a validação necessária para não só, garantir o acesso a uma vaga no mercado de trabalho, como também ser o ponto de partida para o aprimoramento da profissão. Além de capacitar para o domínio prático, os cursos possibilitam uma inclusão mais rápida no mercado.

A solenidade contou a presença do secretário-adjunto de Educação Profissional e Superior (SECITECI), Stephano do Carmo, do prefeito de Novo Horizonte do Norte, Silvano Pereira Neves, o vice-prefeito Felipinho Honório, do presidente da Câmara Municipal, vereador João Carlos, do secretário municipal de Educação, Reinaldo Aparecido, da diretora da ETE de Sinop, Ivanir Latanzi, da coordenadora de Desenvolvimento Educacional/ETE Sinop, Débora Malagutti e da coordenadora municipal do Curso Técnico em Agropecuária, professora Bernadete Lazarini, além da presença de amigos e familiares dos formandos.

Noticias Relacionadas