Secel organiza encontro para reunir setor esportivo do Estado

Iniciativa foi elogiada já que há muito tempo o setor não era chamado para discutir em conjunto o esporte no Estado

Foto por: Secel

Depois de mais de cinco anos, integrantes do Sistema Estadual de Desporto de Mato Grosso voltaram a se reunir para tratar de assuntos da área na terça-feira (16.10). O encontro, convocado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), contou com a participação de atletas, árbitros, treinadores e representantes de Federações, de associações, clubes e ligas esportivas e do Conselho Estadual do Desporto (Consed).

“Nós precisamos reorganizar urgentemente a atuação de nossas instituições esportivas, precisamos trabalhar juntos para avançarmos na prática do esporte em Mato Grosso”, expressou logo no início da reunião o titular da Secel, Allan Kardec.

O encontro teve como objetivo o fortalecimento do Sistema Estadual de Desporto, iniciativa elogiada pelos participantes, já que há muito tempo o setor não era chamado para discutir em conjunto os rumos e as dificuldades do esporte no Estado.

“É muito importante os esportistas se reunirem, mesmo que a representatividade ainda tenha sido pequena nessa primeira reunião, mas já é um bom recomeço. No governo  passado nem isso havia. É impar essa reunião, é impar que todos tenham participação, temos que ser críticos sim, temos que fazer tudo para conquistar o melhor, para que todos os esportes tenham seu lugar ao sol”, manifestou Vladmir Leonardo Zanca, presidente da Federação de Karatê- Dô Tradicional de Mato Grosso.

Pautados principalmente pela necessidade de cadastro das entidades esportivas e os critérios para escolha dos membros do Consed para o próximo quadriênio, os participantes puderam expor suas reclamações, opiniões e sugestões sobre os dois processos. Problemas para efetivar o cadastramento e propostas de melhorias foram elencadas e serão analisadas em próximas reuniões do Conselho, conforme afirmou o presidente da entidade representativa, Francisco Pessoa Fernandes Júnior.

De acordo com o secretário adjunto de Esporte e Lazer da Secel, Jefferson Carvalho Neves, é fundamental que todas as instituições esportivas de Mato Grosso, e não somente as federações, se cadastrem no Consed e façam parte efetivamente do Sistema Estadual do Desporto. “Se as entidades não participam, o Conselho deixa de ser representativo”, frisou.

O adjunto também destacou a relevância do envolvimento de todo o setor esportivo para a gestão da Secel.  “Nossa intenção é construir juntos a política e o plano estadual, que inclusive está sendo implementado com a participação da sociedade. E sabemos que é fundamental dialogar com quem representa os esportistas mato-grossenses, precisamos nos conhecer, nos unir”, declarou Jefferson.

Participaram do encontro Federações Esportivas como as de futsal, jiu-jitsu, karatê dô tradicional, voleibol, futebol 7 society, handebol, basquete, basquete máster, judô e atletismo.