Secel abre inscrições para Festival Paralímpico em Cuiabá

Secel-MT

Secel-MT

Atividades realizadas em maio deste ano - Foto por: Igor Fonseca

Secel abre inscrições para Festival Paralímpico em Cuiabá

Realizado em todo o país, o evento é uma iniciativa do Comitê Paralímpico Brasileiro para oferecer vivências esportivas a crianças e jovens com e sem deficiência

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) abriu as inscrições para a segunda edição do Festival Paralímpico 2023, que acontece na Arena Pantanal, em Cuiabá, no dia 23 de setembro, das 8h às 12h. Realizado em todos os Estados do país, o evento é uma iniciativa do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para oferecer vivências em modalidades paralímpicas a crianças e jovens. 

A experimentação paradesportiva é direcionada ao público com deficiência, que tenham entre 7 e 17 anos. Visando atender a proposta de inclusão social e integração, as atividades também são abertas a crianças e jovens sem deficiência, desde que na mesma faixa etária, podendo chegar a 20% dos participantes. Inscrições limitadas e gratuitas pelo site www.secel.mt.gov.br/eventos-esportivos.

Em Cuiabá, a programação conta com vivências nas modalidades paralímpicas de atletismo, basquete em cadeira de rodas, badminton e vôlei sentado. As atividades serão oferecidas nas dependências esportivas da Escola Arena, que fica no estádio Arena Pantanal. 

Além da organização do Festival na capital mato-grossense, a Secel-MT oferece suporte aos outros seis municípios que realizam o evento no Estado: Barra do Garças, Brasnorte, Canarana, Cáceres, Rondonópolis e Várzea Grande.

Para o superintendente de Esportes e Lazer da Secel, Otávio Palacio Favaro, a iniciativa ajuda a fomentar a prática esportiva e a revelar novos talentos do paradesporto.

“No último campeonato paralímpico em Brasília, os atletas de Mato Grosso conquistaram 50 medalhas, isso mostra que nosso Estado tem potencial para o paradesporto. Além de ampliar o acesso ao esporte, o Festival proporciona vivências paralímpicas de forma recreativa e inclusiva, o que ajuda a motivar ainda mais nossas crianças e jovens com deficiência para as práticas esportivas”, expõe o superintendente. 


Neste ano, o Festival Paralímpico está sendo realizado em duas etapas, sendo que a primeira ocorreu em maio e reuniu mais de 21 mil participantes em todo o país. A edição realizada em setembro faz referência ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21) e ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico (22).

De acordo com dados compilados pelo CPB, a edição realizada em maio deste ano reuniu cerca de 36% participantes com deficiência intelectual. Depois, vieram as crianças e os jovens com transtorno do espectro autista (19,5 %) e os com deficiências físicas (10,2%). Os outros inscritos se dividiram entre os que tinham deficiências visual, auditiva e múltiplas, além dos 20% sem deficiências.  

Credencial Imprensa

O profissional de imprensa interessado na cobertura do Festival Paralímpico Loterias Caixa necessita enviar um e-mail para [email protected], com os seguintes dados: nome completo, RG ou CPF, veículo para qual realizará o trabalho, e cidade em que será feita a cobertura.

Serviço
2ª edição do Festival Paralímpico 2023
Data: 23 de setembro (sábado)
Horário: das 8h às 12h
Inscrições para atividades em Cuiabá: www.secel.mt.gov.br/eventos-esportivos

+ Acessados

Veja Também