Num cenário em que as vendas estão mais contidas, os clientes adotam um novo comportamento na hora da compra e as informações sobre produtos e serviços estão disponíveis em um click, gerenciar bem as vendas se torna vital para o comércio. Voltado para gestores da área comercial, o curso "Gestão Estratégica de Vendas na Medida”, que o Sebrae promove de 17 a 20/10, no auditório da sede (Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3.999), das 18h30 às 22h30, se propõe a ensinar a gerir melhor as equipes de vendas.
O técnico Alberto Ferreira Queiroz Santana, da Gerência de Competitividade Empresarial do Sebrae MT, que irá ministrar o curso, destaca que não serão apresentadas técnicas de vendas, mas sim formas de gerenciamento de vendas. Entre os temas a serem abordados estão: como estimular e gerenciar as vendas, como formatar metas, os vários tipos de metas existentes e as mais usadas, como estimular o comportamento do cliente e manter um bom relacionamento com ele (pós-venda), como gerir a equipe de vendas. Os participantes irão receber uma consultoria de duas horas e nela serão definidos aspectos como as metas mais adequadas para cada empresa.
Segundo ele, no ato da venda, é preciso saber ouvir o cliente e oferecer a ele as melhores opções. "Não adianta tentar ‘empurrar’ um produto para vender a qualquer custo. Isso pode afastar o cliente para sempre”, reforça, lembrando que vivemos numa sociedade da informação em que o consumidor, antes de ir às compras, busca todo tipo de informação sobre o produto que pretende comprar. "Os gestores do setor do comércio precisam mudar ‘a chave mental’ e pensar e agir de uma forma mais condizente com essa nova realidade que vivemos”.
Alberto destaca ainda a importância de estreitar o relacionamento com os clientes, o pós-venda. "Depois que o cliente entrou na loja para uma compra é preciso zelar por ele, ‘trata-lo a pão de ló’”, brinca, enfatizando a necessidade de fidelizar esse cliente e atraí-lo novamente à loja para outras compras. "O empresário pode e deve lançar mão do cadastro de clientes para reforçar esse relacionamento”.
O curso terá carga horária de 16 horas. Informações e inscrições: 0800 570 0800