Sebrae terá curso voltado para gestores da área comercial com foco em gestão estratégica de comercialização

Redação PH

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Sebrae terá curso voltado para gestores da área comercial com foco em gestão estratégica de comercialização

Num cenário em que as vendas estão mais contidas, os clientes adotam um novo comportamento na hora da compra e as informações sobre produtos e serviços estão disponíveis em um click, gerenciar bem as vendas se torna vital para o comércio. Voltado para gestores da área comercial, o curso "Gestão Estratégica de Vendas na Medida”, que o Sebrae promove de 17 a 20/10, no auditório da sede (Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3.999), das 18h30 às 22h30, se propõe a ensinar a gerir melhor as equipes de vendas.

O técnico Alberto Ferreira Queiroz Santana, da Gerência de Competitividade Empresarial do Sebrae MT, que irá ministrar o curso, destaca que não serão apresentadas técnicas de vendas, mas sim formas de gerenciamento de vendas. Entre os temas a serem abordados estão: como estimular e gerenciar as vendas, como formatar metas, os vários tipos de metas existentes e as mais usadas, como estimular o comportamento do cliente e manter um bom relacionamento com ele (pós-venda), como gerir a equipe de vendas. Os participantes irão receber uma consultoria de duas horas e nela serão definidos aspectos como as metas mais adequadas para cada empresa.

Segundo ele, no ato da venda, é preciso saber ouvir o cliente e oferecer a ele as melhores opções. "Não adianta tentar ‘empurrar’ um produto para vender a qualquer custo. Isso pode afastar o cliente para sempre”, reforça, lembrando que vivemos numa sociedade da informação em que o consumidor, antes de ir às compras, busca todo tipo de informação sobre o produto que pretende comprar. "Os gestores do setor do comércio precisam mudar ‘a chave mental’ e pensar e agir de uma forma mais condizente com essa nova realidade que vivemos”.

Alberto destaca ainda a importância de estreitar o relacionamento com os clientes, o pós-venda. "Depois que o cliente entrou na loja para uma compra é preciso zelar por ele, ‘trata-lo a pão de ló’”, brinca, enfatizando a necessidade de fidelizar esse cliente e atraí-lo novamente à loja para outras compras. "O empresário pode e deve lançar mão do cadastro de clientes para reforçar esse relacionamento”.

O curso terá carga horária de 16 horas. Informações e inscrições: 0800 570 0800

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