Sebrae realiza Fórum de Educação Empreendedora com palestras de Caco Barcellos e Clóvis de Barros Filho

Redação PH

Redação PH

mais de 158 mil veículos devem passar pela br-163 durante o réveillon

Sebrae realiza Fórum de Educação Empreendedora com palestras de Caco Barcellos e Clóvis de Barros Filho

Com o objetivo de promover um ensino mais criativo e inovador, o Fórum de Educação Empreendedora, realizado pelo Sebrae em parceria com o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), deverá reunir cerca de mil pessoas, entre alunos, líderes e educadores de todo o Estado, nos dias 19 e 20 de outubro, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá.

O fórum integra ocronograma de capacitações do Projeto de Educação Empreendedora do Sebrae MT e conta com palestrantes de destaque nacional.O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas. É preciso se inscrever pelo telefone 0800 570 0800

A programação nos dois dias de Fórum terá início a partir das 10h e seguirá ao longo do dia com palestras sobre diversidade de economias, startups, marketing digital, entre outras, e à noite, com as palestras principais. No dia 19, o destaque é para as palestras de Edson Grandisoli, biólogo, escritor e co-fundador da Escola da Amazônia, sobre educação para a sustentabilidade, e do jornalista e escritor Caco Barcellos, que compartilhará suas experiências de 30 anos como repórter, diretor e criador de programa, com foco em desenvolvimento de pessoas, talentos e atitudes empreendedoras.

No dia 20, Areta Ulhana Galat, formada em letras e mestre em inglês como segunda língua, conversará sobre empreender fora do país e o professor, doutor em ciências da comunicação, Clóvis de Barros Filho, encerra a noite com a palestra a vida que vale a pena ser vivida.

Atento à necessidade de formar alunos capazes de identificar e solucionar demandas, e, principalmente, de inovar com sustentabilidade, o Sebrae Mato Grosso vem atuando na disseminação do empreendedorismo junto às escolas e universidades. “Sabemos da importância desse trabalho. A capacidade de pensar em soluções é essencial para o desenvolvimento de qualquer Município, Estado ou País, e a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) valida esse posicionamento.

A pesquisa GEM é parte do projeto Global Entrepreneurship Monitor, iniciado em 1999 com uma parceria entre a London Business School e o Babson College, abrangendo dez países no primeiro ano. Desde então, quase cem países se associaram ao projeto, que constitui o maior estudo sobre o empreendedorismo no mundo. O Brasil participa desse esforço desde 2000 e conta com o apoio técnico e financeiro do Sebrae. A pesquisa GEM mais recente (2015) aponta quepraticamente quatro em cada dez brasileiros adultos já possuem um negócio ou estão envolvidos com a criação de uma empresa.

E quem disse que empreendedor é só quem tem uma empresa?A cada dia, mais jovens rompem barreiras e assumem comportamentos de liderança, formados nas salas de aula de Mato Grosso pelo projeto de Educação Empreendedora. Somente nos meses de setembro e outubro, 3 mil alunos foram capacitados pelo Sebrae no Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT).

“A Educação Empreendedora é uma forma de trazer para a sala de aula novos desafios, proposições e ações de inovação para a carreira dos nossos estudantes, que também pode ser alavancada pela internacionalização”, avalia o reitor do IFMT, Wilian de Paula.

A gestora do projeto do Sebrae MT, Viviane Kelly Pozzolo, ressalta que além de envolver e sensibilizar os educadores, haverá uma programação diversificada, que busca estimular o protagonismo juvenil, despertando nos estudantes uma visão crítica para atuarem em um mundo com novas relações de trabalho, vivenciando aspectos de cidadania e sustentabilidade. “Ao contrário do cenário atual, em que as pessoas são levadas a empreender por necessidade e com pouca informação, espera-se que esses jovens estejam mais aptos e comprometidos com o seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional, podendo optar por empreender em um negócio ou em qualquer área”, disse Pozzolo.

Lançamento

Durante o fórum será lançada a Cartilha de Educação Empreendedora, um material atraente voltado para crianças e repleto de atividades recreativas, como caça-palavras e jogo dos erros, que estimulam o olhar e a atenção dos pequenos também para práticas sustentáveis.

A cartilha será distribuída aos alunos do ensino fundamental. “Qualquer escola pode solicitar a parceria para a disseminação do empreendedorismo. O Sebrae irá capacitar os professores e alunos e fornecer os materiais, incuindo as cartilhas, sem custo. Basta procurar uma das unidades do Sebrae”, explica a gestora Viviane Pozzoli. Para mais informações, ligue para 65 3648 5232.

O desafio de falar sobre sustentabilidade às crianças foi um projeto especial desenvolvido pela equipe do Centro Sebrae de Sustentabilidade (CSS) e produzido pela editora Coquetel, especialmente para o Sebrae MT, que conta com uma unidade nacional de referência no tema, onde os empresários aprendem na prática como gerar menos impacto na natureza e ainda poupar dinheiro, reduzindo desperdícios e custos.

Na programação do evento, ainda será realizado o II Fórum de Relações Internacionais, que apresentará oportunidades de intercâmbios internacionais, cursos, e demais informações necessárias para estudar em outro país

Números em MT

O projeto de Educação Empreendedora deve contribuir, ainda, para uma mudança na realidade das salas de aula: atualmente, o índice de evasão escolar em Mato Grosso cresce a cada ano. Segundo dados da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), mais de 21 mil alunos da rede estadual de ensino, ou seja 6,4% dos alunos matriculados deixaram de frequentar a escola, de 2014 para 2015.

Até o final de 2017, o Sebrae MT terá atendido mais de 30 mil alunos de escolas públicas e privadas e instituições de ensino superior, com idades a partir dos seis anos que frequentam desde o ensino fundamental ao nível superior, com o projeto Educação Empreendedora Sebrae.

O maior volume de estudantes a ser atendido é do ensino médio, 20 mil. São dois cursos distintos para esse público, Crescendo e Empreendendo, com 12 horas, e o Despertar, cuja carga horária é de 70 horas. Ambos trabalham o comportamento e as habilidades empreendedoras, sendo o segundo de forma mais aprofundada. Do ensino fundamental, serão capacitados 15 mil alunos com a metodologia Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).

O Programa Nacional de Educação Empreendedora foi criado em 2013 para consolidar uma atuação sistemática e organizada de ações junto a estudantes regularmente matriculados na educação básica, ensino médio e superior e em cursos de educação profissional.

O Sebrae (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) atua em todo o território nacional com pontos de atendimento nas 27 unidades federativas. E há mais de 40 anos, o Sebrae MT promove a competitividade, o desenvolvimento sustentável e o empreendedorismo dos pequenos negócios.

Serviço:

Fórum de Educação Empreendedora e II Fórum de Relações Internacionais

Data: 19 e 20 de outubro de 2017
Local: Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá
Horário: das 10h às 21h45
Entrada: Gratuita e vagas limitadas (inscrições pelo telefone 0800 570 0800)

+ Acessados

Veja Também