Sebrae, Prefeitura e ACEG promovem palestra com “cowboy de aço” no fechamento da atividades em 2023

Picture of Assessoria Sebrae-MT

Assessoria Sebrae-MT

Fernando Rufino, conhecido como “Cowboy De Aço” é atleta da Paracanoagem e foi peão paraolímpico de Tokyo 2021 - Foto: Agência Labella/Marcos Xavier

Sebrae, Prefeitura e ACEG promovem palestra com “cowboy de aço” no fechamento da atividades em 2023

Evento contou com a presença de mais de 250 pessoas e marcou o fechamento das inúmeras atividades de 2023 no extremo norte do Estado

Compartilhe:

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT) com apoio da Prefeitura Municipal e da Associação Comercial e Empresarial de Guarantã do Norte (ACEG) realizou nesta terça-feira (19.12), uma palestra para mais de 250 pessoas, para o fechamento das atividades de 2023 com o atleta da Paracanoagem e campeão paraolímpico de Tokyo 2021, Fernando Rufino, conhecido como “Cowboy De Aço”.

Com auditório lotado, Rufino compartilhou percepções valiosas sobre como superar obstáculos, cultivar resiliência e alcançar conquistas notáveis. Ele conta que sempre teve o sonho de conquistar o mundo montado em cima de um touro. No entanto, após ser atropelado por um ônibus e perder parcialmente o movimento das pernas, o sul-mato-grossense começou na canoagem.

Ele já conquistou medalhas de prata no Campeonato Mundial em Halifax 2022, Parapan-Americano em Halifax 2022, ouro na canoa nos Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020, ouro na canoa no Mundial em Copenhague 2021 entre outras conquistas, e hoje viaja pelo país contando sua trajetória de vida e inspirando pessoas.

“Foi muito gratificante e prazeroso estar aqui, para contar um pouco da minha história de vida, que tem altos e baixos, tem alegria e tristeza, derrotas e vitórias. Então, na minha palestra a pessoa se diverte, e claro, tem um aprendizado também de vida e de valorização do ser humano”, falou o atleta e palestrante.

Conforme o gerente regional do Sebrae/MT em Alta Floresta, Lucas Barbosa Moreira, 2023 foi um ano de muitas ações de incentivo ao desenvolvimento do empreendedorismo no Norte do Estado, inclusive com um novo posto de atendimento inaugurado em setembro deste ano na cidade.

“Ampliamos os atendimentos com um novo espaço para atender a população. Realizamos em Guarantã a maior feira voltada aos novos empreendedores do Estado, a ‘Jovens Empreendedores Primeiros Passos’ [JEEP], que já é considerada uma das maiores feiras do segmento do Brasil. Fizemos o ‘Desafio das Merendeiras’ em Praça Pública, que foi mais uma inovação do Sebrae/MT em parceria com a Prefeitura. Além de cursos e palestras, como o Empretec, onde formamos uma turma na cidade. Este é o maior curso ofertado pelo Sebrae, desenvolvido pela ONU, ele é aplicado em todo o mundo, e no Brasil, somente o Sebrae é autorizado a aplicar, além disso tivemos várias outras iniciativas realizadas neste ano na região”, ressaltou o gerente.

Lucas Moreira reforçou que a palestra com Fernando Rufino foi um fechamento de ano incrível. “Encerrar esse ano com essa palestra do Fernando Rufino, contando sua trajetória de superação, desafios como empresário também, é fechar com chave de ouro, ver a casa cheia mais uma vez é uma imensa satisfação para nós. Agradecer todos os empresários locais, o prefeito empreendedor Érico, que é sempre parceiro da gente, e todos os secretários que estão conosco, a comunidade, enfim, estamos saindo aqui com o coração cheio de alegria e preparado para começar o ano de 2024 com muito mais ações”.

Já o prefeito de Guarantã do Norte, Érico Stevan Gonçalves, reconheceu trabalho desenvolvido pelo Sebrae/MT e reforçou continuidade da pareceria em 2024.

“Esta parceria com o Sebrae/MT e a ACEG, podemos dizer que nós temos uma ‘Cidade Empreendedora’ com uma visão de fortalecer a economia do município ao apoiar e fortalecer os empreendedores locais. A história do Rufino é muito interessante, uma história de superação e empreendedorismo, mais uma grande palestra do Sebrae/MT, que trouxe muitos aprendizados para todos”, concluiu o prefeito.

Números expressivos

A regional atende além de Alta Floresta, os municípios de Nova Bandeirantes, Nova Monte Verde, Apiacás, Paranaíta, Nova Canaã do Norte, Colíder, Itaúba, Nova Santa Helena, Terra Nova do Norte, Nova Guarita, Peixoto de Azevedo, Matupá, Guarantã do Norte, Novo Mundo, Alta Floresta, Carlinda e Marcelândia.

Segundo dados do relatório de gestão da Gerência Regional do Sebrae/MT de Alta Floresta, de janeiro até início de dezembro deste ano, foram realizados 15.868 atendimentos voltados aos Pequenos Negócios, sendo Microempreendedor Individual (MEI), 4,054 Microempresa (ME), 2.306, Empresa de Pequeno Porte, 543 Pessoas Físicas e 2.0662 inovações (soluções especificas para empresas de diversos segmentos). Em 2022, o total de atendimentos foi de 13.875 pequenos negócios. Ou seja, um crescimento de mais de 14,3% no período de um ano.

Deixe um comentário

Veja Também

Quer ser o primeiro saber? Se increve no canal do PH no WhatsApp