Sebastião Rezende viabiliza Parque Tecnológico para Rondonópolis

Redação PH

Redação PH

em audiência, medeiros cobra que plano de aviação regional saia do papel

Sebastião Rezende viabiliza Parque Tecnológico para Rondonópolis

O deputado Sebastião Rezende (PSC) se reuniu na manhã de hoje (28) com a secretária estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec), Luzia Helena de Souza, e o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Rondonópolis, Nelis Farias, para discutir a viabilidade da implantação de um Parque Tecnológico para Rondonópolis e os pontos primordiais do projeto.

Durante o encontro, ficou decidido queo parlamentar e representantes da CDL de Rondonópolis vão se encontrar com vereadores e o prefeito do município para formatar um projeto que será encaminhado à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat).

"Existem vários aspectos que ainda necessitam de estudos, como por exemplo, a área para a instalação e também o custo total dessa iniciativa”, afirmou o parlamentar.

Dois municípios já discutem há alguns anos a viabilidade da instalação do Parque Tecnológico: Várzea Grande e Sorriso.“Todo o processo começa com um encaminhamento através de uma carta de intenção para a Secitec, onde, no documento, deve constar o potencial da cidade, área de construção e custos. Entendo que todo empreendedorismo deve ser estimulado e o governo vem investindo dentro da realidade”, explicou a secretária, Luzia Helena.

Durante a reunião de hoje, foram destacados alguns pontos da potencialidade de Rondonópolis, como, por exemplo, o fato de a cidade ser um importante polo de desenvolvimento industrial e logístico da região sul mato-grossense.

“O município tem IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,755, que é considerado alto; o PIB registrando 29,1%; além da estrutura aeroportuária e o mercado comercial e de serviços, inclusive na área de educação, com faculdades públicas e privadas”, apontou Farias.

Nos próximos dias, a CDL e a prefeitura de Rondonópolis devem encaminhar a proposta para Fapemat, que tem o objetivo de apoiar o desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica.

Fapemat -A Fundação custeia projetos, instala novas unidades de pesquisa, promove a formação e intercâmbio de pesquisadores e implanta programas que norteiam a política de Ciência, Tecnologia e Inovação. Sua atuação agrega esforços ao Sistema Estadual de Ciência e Tecnologia, criado em 1981, mas que permaneceu inerte por um longo período.

Para melhor suprir a demanda de todo o estado, os investimentos e ações da Fapemat estão divididos em quatro vertentes: Popularização da Ciência, Formação de Recursos Humanos, Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica e Inovação Tecnológica.

Apoiar e incentivar o desenvolvimento da pesquisa científica e tecnológica, em prol do progresso científico, técnico, econômico e social em Mato Grosso.

+ Acessados

Veja Também