Sebastião Rezende propõe parceria ao programa Alfabetização para Adultos

Redação PH

Redação PH

deputado federal participa de reunião interinstitucional em barra do garças

Sebastião Rezende propõe parceria ao programa Alfabetização para Adultos

O deputado Sebastião Rezende (PR) se reuniu na manhã de hoje (20) com o secretário estadual de Educação, Permínio Pinto Filho, para conhecer o projeto do governo do estado de “Alfabetização para Adultos”, que tem iniciativa da Unesco, em todo o país.

Depois da reunião com o secretário, ficou definido que a Faculdade Integrada da Sociedade Evangélica vai indicar dois representantes para fazerem parte, junto com a equipe técnica pedagógica da Coordenadoria de Jovens e Adultos da Secretaria de Educação do Estado (Seduc), da elaboração de parâmetros estratégicos para essa população.

Durante o encontro, também ficou acertado que a Unesco fará a contratação do profissional formador para trabalhar nesse projeto. O secretário de Educação explicou que o governador Pedro Taques pretende implantar essa iniciativa até o dia 10 de fevereiro.

Na reunião, o deputado esteve acompanhado por uma equipe de pastores da igreja evangélica que fará parceria com o governo nesta iniciativa.

“Estamos propondo a parceria através da estrutura de pessoal e, ainda, de locais para dar sequência a esse projeto”, revelou Rezende.

O projeto de alfabetização de adultos no país começou na segunda metade da década de noventa, quando iniciou a reforma na educação brasileira.

“Essa iniciativa vai proporcionar que o Estado avance na contribuição de alfabetização”, destacou o deputado, reforçando que o trabalho vai ser intensificado nas regiões da baixada cuiabana e do Araguaia, onde se concentram 50% dos índices de analfabetos em Mato Grosso, de acordo com um mapa elaborado pela equipe da Seduc.

O secretário de Educação garantiu que o governo estadual possui recursos para trabalhar nesse projeto. “Há recursos orçamentários próprios para começarmos nossos serviços no estado”, disse Permínio, reforçando que a Unesco é a coordenadora e executora do projeto.

O secretário-adjunto de Educação do Estado, Gilberto Fraga Melo, destaca o alcance social da proposta do governo e importância das parcerias, como essa articulada pelo deputado Sebastião Resende.

“A palavra-chave para combater o analfabetismo é a concentração de esforços, por isso entendo que precisamos da contribuição da igreja e do apoio da sociedade”, afirmou Fraga Melo.

Segundo o assessor técnico pedagógico da Coordenadoria de Jovens e Adultos da Seduc, Itamar Bressan, o Estado vem realizando pesquisas em diversas regiões para cadastrar pessoas no programa, e tem encontrado algumas dificuldades como, por exemplo, as distâncias territoriais e a sazonalidade por causa das colheitas.

“Local e horário são os dois principais problemas que o governo encontra na implantação do programa, e acredito que a parceria com a igreja vai colaborar diretamente para desenvolver os trabalhos”, apontou ele.

Um levantamento feito pela Seduc aponta que 8% da população mato-grossense é analfabeta, o que representa, aproximadamente, 200 mil habitantes. Desse montante, 100 mil se concentram na baixada cuiabana e outros 100 mil no Vale do Araguaia. “O combate ao analfabetismo é uma das metas do atual governo”, disse Permínio.

+ Acessados

Veja Também