Saúde realiza ações em alusão ao Dia Nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Saúde realiza ações em alusão ao Dia Nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Em alusão ao Dia Nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, lembrado no dia 18 de maio, o Departamento de Ações Programáticas do Município de Rondonópolis realiza ações que vão desde rodas de conversas e oficinas, até capacitação e passeatas.

O Departamento de Ações Programáticas destaca que o tema deve ser tratado como uma questão de saúde pública e envolver todas as políticas públicas e sociedade civil organizada. A violência sexual é uma violação dos direitos das crianças e dos adolescentes, afetando seu desenvolvimento físico, psicológico e social.

A violência sexual pode ocorrer, conforme explica a Saúde, de duas formas distintas. O abuso sexual é qualquer forma de contato e interação sexual entre um adulto e uma criança e adolescente, podendo ocorrer com ou sem contato físico. Já a exploração se caracteriza pela utilização sexual de crianças e adolescentes com a intenção de lucro, seja financeiro ou de qualquer outra espécie.

Ainda segundo dados da Ações Programáticas, a melhor forma de combater a violência sexual contra crianças e adolescentes é por meio da prevenção. Para isso, é necessário que seja feito um trabalho informativo junto aos pais e responsáveis, a sensibilização da população em geral, bem como dos profissionais das áreas de Educação e Jurídica. Também deve haver acompanhamento da vítima e do agressor.

Neste mês, nos primeiros 15 dias, serão realizadas rodas de conversa no Sistema Socioeducativo e nos grupos de convivência, abrangendo crianças, adolescentes, adultos e idosos. Na próxima quarta-feira (9), das 7h30 às 8h45 e das 18h30 às 19h45, bem como no dia 16, das 13h30 às 14h45, haverá uma roda de conversas para capacitação de professores da educação infantil e fundamental do município no Auditório da Secretaria Municipal de Educação.

Já no dia 18, acontece uma passeata pelas ruas e avenidas centrais da cidade, com partida da Praça Brasil, às 8h. E, no dia 23, ocorre um pit stop na BR-364 em frente ao posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) com a função de informar a população.

Dia 18 de maio

O dia 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes em alusão ao assassinato de uma menina em Vitória (ES), que foi sequestrada, violentada e posteriormente assassinada.

Dados

Somente em 2017, por meio do disque 100, que recebe denúncias de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes de todo o Brasil, foram registradas 20.330 denúncias. Em Rondonópolis, no mesmo período, de acordo com dados dos conselhos tutelares, 62 denúncias de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes foram recebidas.

+ Acessados

Veja Também