Saúde prepara médicos e enfermeiros para detecção precoce da doença renal crônica

Saúde prepara médicos e enfermeiros para detecção precoce da doença renal crônica

Saúde prepara médicos e enfermeiros para detecção precoce da doença renal crônica

Em alusão ao Dia Mundial do Rim, lembrado neste dia 14 de março, a equipe do Departamento de Ações Programáticas da Secretaria Municipal de Saúde, fará um trabalho voltado para enfermeiros das unidades básicas de saúde, bem como para médicos para que estes estejam atentos na identificação precoce da doença renal crônica.

A programação prevê uma palestrar para os enfermeiros das unidades básicas de saúde e equipes do Nasf no dia 15 às 7h30 no Auditório da Secretaria Municipal de Educação e às 13h30, no mesmo local, a palestra será direcionada aos médicos que atendem a população nas unidades básicas de saúde.

O Departamento de Ações Programáticas informa que a doença renal crônica é hoje reconhecida como um problema global de saúde pública, tanto que se estima que no mundo a doença atinja 850 milhões de pessoas, causando 2,4 milhões de mortes ao ano e que um a cada 10 adultos é portador da doença renal crônica, sendo que a maioria deles desconhece o problema.

Diante deste quadro, a detecção precoce e o tratamento adequado em estágios iniciais ajudam a prevenir os desfechos fatais e a mortandade relacionadas às nefropatias, além de melhorar a qualidade de vida, longevidade e reduções dos custos com a saúde pública.

Em Rondonópolis, conforme números da Saúde, o Centro de Nefrologia realiza cerca de 3 mil atendimentos por ano referente a patologias renais, o que demonstra a necessidade de preparar as equipes das unidades básicas de saúde para orientação voltada aos cuidados com os pacientes, bem como sobre a importância do diagnóstico precoce.

As ações programadas pela Saúde buscam ainda incentivar as equipes a realizar um rastreamento de pacientes com fatores de risco para a doença, incentivar pacientes a controlar fatores modificáveis como diabetes, hipertensão, dislipidemia, obesidade, doença cardiovascular e tabagismo e alertar sobre os cuidados necessários com o paciente renal.

+ Acessados

Veja Também