Saúde de Várzea Grande orienta profissionais sobre a correta higienização das mãos no Hospital e Pronto-Socorro e Materno Infantil

Secom/VG

Secom/VG

Saúde de Várzea Grande orienta profissionais sobre a correta higienização das mãos no Hospital e Pronto-Socorro e Materno Infantil

No mês do ‘Dia Mundial de Higienização das Mãos’, as unidades da Atenção Básica de saúde, além do Hospital e Pronto-Socorro de Várzea Grande e o Hospital Materno Infantil, receberam a equipe técnica do serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), do Pronto-Socorro, que promoveu um treinamento a todos os colaboradores sobre como efetuar a correta desinfecção das mãos, com a finalidade  de sensibilizar os profissionais de saúde quanto à importância da higienização das mãos dentro do ambiente hospitalar, na prevenção e redução as infecções hospitalares, bem como aumentar a adesão da prática entre os profissionais.

A equipe técnica de controle hospitalar composta pelas profissionais, as médicas infectologistas, Ana Paula Costa Carvalho e Bianca Coelho Damin Ribeiro, a enfermeira Maria Eunice Fernandes, especializada em Controle de Infecção Hospitalar, e pela técnica de enfermagem, Suze Mara Serqueira, realizaram o treinamento a todos os trabalhadores destas unidades.

Para a enfermeira Maria Eunice Fernandes, lavar as mãos é uma atitude ainda mais importante em tempos de pandemia. Ela mostrou cada passo de como se deve higienizar as mãos – quais movimentos, posição dos braços e secagem das mãos – conforme estipulam as normas técnicas utilizadas em unidades de saúde. “As mãos talvez sejam a maior fonte de transmissão que nós temos. Lavar as mãos é mais importante do que o próprio uso de máscaras”, lembra.

Ainda conforme Maria Eunice, a mão vai aos olhos, ao nariz e à boca sem que a pessoa perceba. Por isso, é muito importante lavar as mãos sempre que encontrar com outra pessoa, sair ou chegar de casa, ou mesmo ter contato com qualquer objeto. “O Shampoo não é antisséptico e não higieniza a ponto de nos livrarmos do vírus. O que realmente nos deixa protegido é água e sabão. Em 20 segundos se pode lavar as mãos corretamente”, pontua ela alertando ainda que “O que salva vidas é água, sabão, cuidado e carinho para não transmitir doenças às pessoas”, resume.

Para o Diretor Geral do Hospital Municipal e Pronto-Socorro, Ney Provenzano, o treinamento é mais do que importante, porque em um ambiente hospitalar, em qualquer área de atuação e também no administrativo, lavar as mãos corretamente é essencial. “Deve-se lavar as mãos ao chegar no trabalho, ao ir ao banheiro e quando houver contato com outras pessoas e seus objetos”.

A Higienização das Mãos (HM) é reconhecida mundialmente como uma medida primária, mas muito importante no controle de infecções relacionadas à assistência à saúde. Por esse motivo, tem sido considerada como um dos pilares da prevenção de infecções nos serviços de saúde. Outro fator é a pandemia da covid-19, razão pela qual o incentivo a esta prática de lavar as mãos, também ganhou espaço prioritário nos meios de comunicação, como medida de evitar contrair a doença.

Avalizada pelo secretário Municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, e pelo prefeito Kalil Baracat, a ação reforça os protocolos do Município. “Estamos protegendo não só nossos profissionais, como também os usuários do Sistema Único de Saúde do nosso município, que necessitam dos serviços destas unidades hospitalares. Com esta capacitação estamos promovendo incentivando à proteção da saúde e, dessa forma, contribuindo para o bem-estar e prevenção de doenças nas nossas unidades. Esta é uma das práticas para se evitar a infecção hospitalar, considerada a mais importante”, disse Gonçalo.

Outro exemplo apresentado e importante dentro destas unidades, segundo ainda a enfermeira Maria Eunice Fernandes,  são os profissionais  manipuladores de alimentos O procedimento de lavagem das mãos constitui ato essencial de cuidado e higiene pessoal, preconizado pela Anvisa, que regulamenta as Boas Práticas na Manipulação dos Alimentos, orientando que “os manipuladores devem lavar cuidadosamente as mãos ao chegar ao trabalho, antes e após manipular alimentos, após qualquer interrupção do serviço, após tocar materiais contaminados, após usar os sanitários e sempre que se fizer necessário.

No dia a dia de todos os profissionais de saúde, a lavagem frequente e correta das mãos com água e sabão é capaz de prevenir uma série de infecções causadas por vírus, bactérias e outros micro-organismos, apesar disso, a adesão ao procedimento e a atenção a essa medida tão simples e eficaz ainda necessita de orientação constante em todos os ambientes, porque às vezes a gente se esquece de lavar as mãos na correria das funções a serem exercidas.

De acordo com a Anvisa, devemos lavar as mãos com água e sabão, tendo o cuidado de ensaboar todas as partes das mãos (palmas, todos os dedos e entre todos eles, pontas dos dedos, dorso da mão e antebraço), para assegurar a assepsia, repetindo esse procedimento várias vezes ao dia. Esse é o treinamento dado a todos. “O importante é que a população também adote esta medida, assim estaremos evitando a propagação de muitas doenças”, informou Maria Eunice.

Confira mais fotos

+ Acessados

Veja Também