Saúde de Rondonópolis tem ouvidoria para garantir os direitos dos usuários

Saúde tem ouvidoria para garantir os direitos dos usuários
Matusalem Teixeira

Saúde de Rondonópolis tem ouvidoria para garantir os direitos dos usuários

Os pacientes atendidos pela rede municipal da saúde podem contar com a Ouvidoria do SUS, o Sistema Único de Saúde. Por meio do telefone 0800-6465100 ou fazendo o apontamento presencialmente no local da Ouvidoria todo cidadão usuário do sistema pode fazer críticas, dar sugestões de melhoria, relatar sobre atendimentos e até mesmo auxiliar em alguma questão administrativa que não foi resolvida na unidade.

O departamento foi criado para ser um canal de comunicação entre os pacientes e o município.

“A Ouvidoria é um direito que o cidadão tem para fazer suas observações sobre qualquer questão que envolva a saúde pública, atendimentos ou relacionamentos com as unidades nos bairros”, ressaltou Claudiane Martins da Silva, ouvidora da Secretaria Municipal de Saúde.

As unidades também estão equipadas com urnas onde os usuários podem deixar o questionamento ou apontamento para que a equipe da Ouvidoria possa responder ou até mesmo encaminhar para averiguação qualquer caso que foi relatado, quer seja de assuntos administrativos, em relação ao atendimento da equipe médica e até mesmo de demora na fila de espera.

Um caso recente chamou a atenção e colocou em risco a vida dos funcionários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Um paciente buscou atendimento na unidade e após alguns minutos na fila de espera começou a praticar atos de vandalismo quebrando divisórias de vidro, portas, equipamentos de informática e outros materiais de uso da unidade.

A secretária de Saúde do município, Izalba Albuquerque, informou que afim de entender o que levou o usuário aos atos, foram avaliadas as imagens capturadas pelas câmeras de segurança do local e verificaram que o tempo entre a chegada na UPA e o início do ‘quebra quebra’ foi cerca de quatro minutos, o que não justifica as declarações que estão sendo disseminadas pela população.

Esse é um dos casos que podem ser levados até o conhecimento da Ouvidora e como declarou Claudiane da Silva, com as declarações dos usuários será possível melhorar o atendimento cada vez mais.

+ Acessados

Veja Também