Saúde de Rondonópolis promove capacitação de prevenção ao suicídio

Wheverton Barros

Como parte da programação do Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, uma capacitação para as agentes comunitárias de saúde de Rondonópolis foi realizada nesta quarta e quinta-feira no Auditório da Prefeitura Municipal pelo Programa de Saúde Mental do Departamento de Ações Programáticas da Secretaria Municipal de Saúde.

A iniciativa buscou levar informações sobre como atuar na prevenção do suicídio a partir de um acolhimento de qualidade na Saúde.

A capacitação foi realizada pelos psicólogos Larissa Bervian e Leonardo José Araújo de Campos e contaram com a participação dos alunos de psicologia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) que atuam como residentes nas Estratégias de Saúde da Família (ESFs) de Rondonópolis.

Larissa explica que para melhor assimilação das informações repassadas durante a capacitação, as agentes comunitárias de saúde foram divididas em grupos menores em dois dias de palestras.

O principal objetivo é conscientizar e informar as agentes comunitárias que atuam diretamente nas casas dos moradores a estarem atentas as situações que podem levar ao suicídio e em fazer um acolhimento de qualidade aos que precisam, encaminhando para atendimento adequado na área da saúde e assim prevenir o suicídio.

Ao longo de todo o mês de setembro, várias ações de prevenção ao suicídio estão sendo realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde, com palestras, conscientização e capacitações para os profissionais de saúde.