Saúde de Rondonópolis organiza ações de valorização da vida no Setembro Amarelo

Saúde organiza ações de valorização da vida no Setembro Amarelo

Saúde de Rondonópolis organiza ações de valorização da vida no Setembro Amarelo

O mês de setembro no Brasil é marcado pela realização de ações voltadas ao combate ao suicídio. Em Rondonópolis, a Secretaria Municipal de Saúde está organizando uma série de atividades e no dia 13, o município vai ganhar um posto do Centro de Valorização da Vida (CVV).

Esse Centro é um dos trabalhos preventivos e gratuitos que existem no país que oferecem apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntariamente todas as pessoas que querem e precisam conversar por meio de ligação telefônica, mensagem de texto, carta ou e-mail.

Na programação da Saúde do município está a capacitação das equipes das unidades de saúde e dos Núcleos de Apoio a Saúde da família (NASF) para atendimento da população em sofrimento mental, além de realizar ações específicas de prevenção nas unidades.

Os servidores de urgência/emergência também vão receber informações e sensibilização para o tema.

Para os pacientes do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps Ad) está previsto um passeio no Horto Florestal, informou a gerente do departamento de Ações Programáticas do município, Mariúva Valtentin Chaves.

Segundo ela, serão utilizados números registrados no município e também no Brasil para sensibilizar os trabalhadores da saúde quanto à importância da atenção que esse público deve ter.

Outra ação que deverá acontecer nesse mês é o envolvimento com os veículos de comunicação para orientar sobre como abordar o tema em reportagens sobre casos de morte por suicídio, conforme orientações do Ministério da Saúde e a Organização Mundial de Saúde.

+ Acessados

Veja Também