Saques do FGTS beneficiam economia do País, avaliam especialistas

Redação PH

Redação PH

saques do fgts beneficiam economia do país, avaliam especialistas

Saques do FGTS beneficiam economia do País, avaliam especialistas

Os saques das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) injetaram um total de R$ 44 bilhões na economia entre 10 de março e 31 de julho. De acordo com balanço divulgado pela Caixa Econômica Federal, os benefícios foram destinados, principalmente, ao comércio e ao pagamento de dívidas.

Estudo realizado pela CNDL e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) verificou o destino dos recursos na atividade econômica. “A pesquisa nos aponta que 35% dos trabalhadores pretendem utilizar esse dinheiro para quitar compromissos em atraso, e cerca de 47% pretendem usar para o consumo diário”, ressaltou o superintendente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), Éverton Correia.

Segundo ele, a movimentação dos benefícios sacados impactaram diretamente na economia do País. “Esses recursos, pela nossa estimativa, deverão provocar um impacto no PIB aproximado de 0,4% este ano”, avaliouCorreia.

O presidente da Caixa, Gilberto Occhi, destacoupesquisa do Ministério do Planejamentoque também havia identificado o interesse do trabalhador de quitar débitos vencidos. “O Ministério do Planejamento anunciou que 36% desse valor foi para a quitação ou amortização de dívidas. Isso é importante porque permite ao trabalhador voltar a consumir, a ter novo crédito. Isso realimenta o consumo e a economia”, disse ele.

Já o economista Mauricio Godoi, professor de economia da Saint Paul Escola de Negócios, destacou o fato de, no primeiro momento, a medida ter melhorado a liquidez do mercado. “O governo colocou em circulação um dinheiro que estava sem utilização. Por exemplo, aquela notinha de dez reais circulou mais vezes pelo banco, ou seja, começou a virar mais dentro do banco”, observa.

+ Acessados

Veja Também