Santa Terezinha reforça investimentos para se manter livre da Dengue, Zika e Chikungunya

Redação PH

Redação PH

santa terezinha reforça investimentos para se manter livre da dengue, zika e chikungunya

Santa Terezinha reforça investimentos para se manter livre da Dengue, Zika e Chikungunya

O município de Santa Terezinha irá intensificar as ações de prevenção e combate ao Aedes aegypti. Apesar de não ter registrado nenhum caso de Zika vírus, Chikungunya e Dengue em 2015, o trabalho dos agentes de endemias será reforçado com a aquisição do equipamento necessário para a borrifação de veneno. A Prefeitura Municipal também disponibilizou os maquinários para recolher os entulhos, que são descartados pelos moradores por orientação dos agentes.

De acordo com o prefeito Cristiano Gomes, a intenção é manter o município livre das doenças. Ele ressaltou o importante trabalho de conscientização da população. “Os oito agentes de endemias do município estão percorrendo as casa e alertando os moradores para os cuidados necessários e a mensagem é reforçada por meio de comunicados nas rádios e anúncios nas vias do município”, explicou o gestor.

Santa Terezinha foi beneficiado com cerca de R$ 100 mil, repassados por meio de um termo de cooperação com o governo do estado. Os agentes comunitários de saúde e de endemias receberão um aporte salarial de R$200, que será pago pelo governo nos próximos quatro meses.

A mobilização dos municípios é uma resposta ao aumento de 150% dos casos de Dengue no último ano, sendo que sete mortes pela doença foram confirmadas. Apesar de apenas quatro casos confirmados da febre Chikungunya, 207 casos suspeitos foram notificados em 32 municípios. O Zika vírus, responsável pelo aumento dos registros de microcefalia no país, teve 4.053 notificações.

+ Acessados

Veja Também