Sancionada lei que institui Política Estadual de Incentivo ao Turismo para o Idoso

A Lei é de autoria do deputado Adalto de Freitas e visa promover o turismo as pessoas com mais de 60 anos

Sancionada lei que institui Política Estadual de Incentivo ao Turismo para o Idoso

Sancionada na última sexta feira (10), a Lei 10.737, de autoria do deputado Adalto de Freitas (Patriotas), que Institui Política Estadual de Incentivo ao Turismo para o Idoso.

A proposta visa fomentar a criação de atividades turísticas específicas para pessoas com mais de 60 anos, propondo implementar a prática de atividades adequadas e planejadas para promover melhor qualidade de vida para pessoas na terceira idade.

Empresas ligadas ao turismo no estado deverão operar com produtos voltados exclusivamente para pessoas idosas.

Além disso, consta na proposta a realização de campanhas de incentivo ao turismo para idosos, com a disponibilização de profissionais que incluam este público em atividades ligadas ao ecoturismo em áreas naturais, ao patrimônio histórico e à cultura, dentre outras ações.

Para o parlamentar, a terceira idade experimentou expressiva mudança de hábitos nas últimas décadas e o turismo é uma das atividades mais populares entre os idosos.

“Com aumento da expectativa de vida, avanços na medicina e decréscimo da taxa de natalidade em muitos países, a terceira idade vem atingindo um lugar de destaque como potencial mercado consumidor”, avaliou Daltinho.

De acordo a Lei, ficará a critério do Poder Executivo estabelecer normas para desenvolvimento de programas governamentais e incentivos aos empreendimentos privados voltados aos idosos.

Dentro deste contexto, serão inseridas a qualificação dos produtos e pessoas por meio de curso de capacitação, a organização empresarial e o planejamento de atividades adequadas aos idosos e ainda a disponibilização de profissionais capacitados nos empreendimentos atendam o turista idoso.

Adalto de Freitas  afirmou ainda que o aumento da oferta de viagens para idosos representa uma importante alternativa para o setor de turismo e serviços, com reflexos positivos na criação de postos de trabalho diretos e indiretos e na arrecadação de impostos, incrementando assim o desenvolvimento econômico de cada região do estado.

+ Acessados

Veja Também