Sancionada lei que cria semana de prevenção a doenças reumatológicas

Assembleia faz sessão solene em homenagem ao Lions e entrega títulos a cidadãos

Sancionada lei que cria semana de prevenção a doenças reumatológicas

Quem sofre com doenças reumatológicas sabe que quanto antes os sintomas forem identificados, maiores são as chances de prevenir deformidades irreversíveis e de conviver com o problema reduzindo o sofrimento.

Para ajudar na divulgação dos sintomas e auxiliar na prevenção, o governador Mauro Mendes (DEM) sancionou a Lei 10.844/2019 que institui a Semana Estadual da Conscientização e Artrose em Mato Grosso. A norma é oriunda de um projeto apresentado pelo deputado Dilmar Dal Bosco (DEM), em 2012.

A redação determina que, anualmente, na semana de 12 de outubro, sejam realizadas políticas públicas para informar e orientar a população mato-grossense sobre os diferentes tipos de doenças reumatológicas e enfatizar a importância do tratamento precoce.

O governo do estado fica autorizado a realizar campanhas publicitárias nos meios de comunicação de massa e fixar cartazes em locais de grande circulação de pessoas. Estudos periódicos sobre prevenção, diagnósticos e tratamento também podem ser realizados.

“Acreditamos que uma maior divulgação sobre as doenças, sinais e sintomas, alertando e promovendo o diagnóstico precoce e tratamento adequado, só trarão benefícios à população. O diagnóstico precoce e um adequado acompanhamento médico farão com que as pessoas tenham qualidade de vida, amenizando suas dores, evitando deformidade e deficiências. Vamos promover qualidade de vida e desmistificar que artrite e artrose são doenças de pessoas idosas”, justificou Dal Bosco.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que de 0,2% a 1% da população global sofre com doenças reumatológicas, que não possuem cura.

+ Acessados

Veja Também