Saiba quais documentos levar no dia do Enem

Inscrições para o Enem 2019 começam nesta segunda-feira
Valter Campanato/Agência Brasil

Fique de olho nos documentos que o candidato deverá levar no dia da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Não será aceito documento em formato digital.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)  recomenda que o participante imprima o Cartão de Confirmação da Inscrição e a Declaração de Comparecimento (caso precise de comprovante) e leve ambos para a sala do exame.

Os portões do local de prova abrirão ao meio-dia (12h), horário oficial de Brasília, e serão fechados às 13h. Para realizar o exame, é necessário levar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada com material transparente, a única permitida.

Info docs enem

 Participantes que perderam ou tiveram o documento roubado ou furtado precisarão apresentar boletim de ocorrência, expedido por órgão policial há, no máximo, noventa dias do primeiro domingo do exame.

Quem apresentar a via original do documento oficial de identificação que esteja danificada, ilegível, com foto infantil ou que inviabilize a sua completa identificação, ou de sua assinatura, poderá realizar o Enem desde que se submeta à coleta de dado biométrico, de informações pessoais e da assinatura em formulário oferecido pelo aplicador. Neste ano, os documentos de identificação permitidos que estiverem vencidos também serão aceitos para a realização do exame.

Proibições

O inscrito não pode causar qualquer perturbação no local de aplicação da prova, o que envolve, por exemplo, comunicar-se verbalmente com qualquer pessoa que não seja o fiscal ou aplicador da prova. A regra vale a partir das 13h (horário de Brasília), quando, impreterivelmente, serão fechados os portões dos locais de exame.

Não é possível utilizar livros, notas, papéis ou outros impressos durante a prova. Sair da sala somente será autorizado com acompanhamento de um fiscal, como no caso de ir ao banheiro.

Deixar a sala antes de decorridas duas horas do início do exame também elimina o participante. É proibido, ainda, deixar o local com o Cartão-Resposta, a Folha de Redação e a Folha de Rascunho. O Caderno de Questões só poderá ser levado pelo candidato que sair em definitivo da sala nos 30 minutos que antecedem o término das provas.

Tire outras dúvidas na página do participante.

Fonte: Inep