Saiba como melhorar a hipersensibilidade dentinária

Lentes de contato dental são minimamente invasivas e corrige imperfeições

Saiba como melhorar a hipersensibilidade dentinária

Quem nunca sentiu aquela dorzinha no dente quando toma algo muito gelado, quente ou até mesmo ao simples toque da escova? Pois é, cerca de 15 milhões de brasileiros, sofrem com o problema de sensibilidade dentinária ou hipersensibilidade, de acordo com dados mundiais.

Conhecida popularmente como “dente sensível”, essa condição atinge 4 em cada 10 pessoas e pode aparecer em qualquer época da vida. Apesar da grande incidência, apenas metade das pessoas que sofre com a sensibilidade procura um dentista.

Não procurar ajuda médica pode fazer com que o problema se agrave com o tempo. No caso da hipersensibilidade, o paciente pode até mesmo precisar de tratamento endodôntico, o famoso canal.

A dor geralmente é causada pela exposição da parte interna do dente chamada de dentina (quando a dentina fica exposta a estímulos térmicos ou táteis, por exemplo, o nervo é ativado, levando a uma dor breve, mas aguda). Isso ocorre devido a diversos fatores, como a escovação com excesso de força, retrações da gengiva, bruxismo, cárie, entre outros.

No caso da higienização bucal, o mais certo é não colocar muita força ao escovar os dentes. Ao contrário do que muita gente pensa, a intensidade da escovação não deixa os dentes mais limpos, somente desgasta suas estruturas. O correto é escovar os dentes com movimentos suaves e curtos, sem apertar demais a escova. Além disso, devemos ter atenção na escolha da escova, que precisa ser macia.

Outra causa que pode provocar a hipersensibilidade dentária é o processo de clareamento, que deixa o dente “poroso”. Porém, depois do procedimento o paciente não sente mais a hipersensibilidade, porque durante o tratamento é feito o controle.

Existem diversos tratamentos eficazes para reduzir a hipersensibilidade dentinária, porém com efeitos diferentes. Portanto, conhecer o problema e os tratamentos disponíveis da hipersensibilidade torna-se necessário para uma conduta clínica segura e eficaz por parte de cada dentista.

Visite seu dentista para o correto diagnóstico de seu problema bucal. Tire suas dúvidas e saiba quais os produtos mais adequados para a prevenção e tratamento da hipersensibilidade dentinária.

* Natalia Bonfim Dela Costa é cirurgiã-dentista, formada pelo Centro Universitário de Várzea Grande (Univag), especialista em Ortodontia pela Associação Brasileira de Odontologia (ABO), atualizada em Estética Dental.

+ Acessados

Veja Também