Rotam comemora aniversário com medalhas de reconhecimento

Rotam comemora aniversário com medalhas de reconhecimento
Em formatura no pátio do Batalhão os policiais comemoraram o aniversário e as conquistas operacionais - Foto por: Eliel Tenório

Rotam comemora aniversário com medalhas de reconhecimento

O Batalhão Rotam (Ronda Ostensiva Tática Móvel), unidade especializada da Polícia Militar de Mato Grosso, comemorou na noite de ontem (19.06) 18 anos de serviços prestados à população mato-grossense.

Na data, foi concedida a medalha ‘Merito Tático Policial Rotam’, a maior horaria de reconhecimento profissional do Batalhão para policiais e autoridades que se destacaram ou contribuíram com as ações policiais. A Rotam também celebrou conquistas no campo esportivo, os títulos recém-conquistados em nível nacional por atletas do projeto Jiu Jitsu Rotam.

A solenidade aconteceu no pátio do Batalhão Rotam, no bairro Dom Aquino, em Cuiabá, e reuniu autoridades militares e civis mato-grossenses e de outros estados. O tenente-coronel Cleverson Leite de Almeida, comandante do Batalhão Rotam, lembrou que essa unidade policial militar nasceu em 2001, por uma necessidade de aprimorar o policiamento ostensivo e buscar mais mobilidade no combate à criminalidade.

TC Leite destacou que com 18 anos, esse é um batalhão especializado que busca selecionar e capacitar permanentemente seu efetivo para o enfrentamento da violência. E que nessas quase duas décadas a Rotam tornou-se nome forte, de referência em capacitação e ações operacionais. Além da atuação nas ruas, passou a trabalhar no campo da prevenção primária junto às crianças e suas famílias.

Os projetos ‘Jiu Jitsu Rotam’, esse com 150 alunos (crianças e adultos), e a Escolinha de Futebol Rotam, com 60 atletas, estão gerando mais que bons cidadãos, formam e alimentam sonhos de crianças e jovens que querem ser atletas profissionais. Como o pequeno Sérgio Ohara, de apenas sete anos. Serginho, como é chamado, frequenta o ‘Jiu Jitsu Rotam’ há dois anos. Este ano ele sagrou-se bicampeão brasileiro em um evento que ocorreu semana passada em São Paulo. À típica indagação sobre o quer ser quando crescer, Serginho responde: “atleta que ganha medalhas”.

O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jonildo José de Assis, abriu e encerrou sua fala parabenizando e externando seu orgulho pelas ações do Batalhão Rotam. Posicionado à frente da tropa, ele disse: “essa unidade e vocês, policiais, sempre deram respostas positivas à sociedade, ultrapassaram os limites do cansaço pela segurança pública. A Rotam sempre superou toda e qualquer dificuldade, é uma unidade forte que sabe que a sociedade espera muito do Batalhão e de cada um dos senhores e senhoras policiais”.

O comandante-geral, coronel Assis, cumprimentas atletas do projeto Jiu Jitsu por conquista de medalhas(Foto:Eliel Tenório)

Ao final, o coronel Assis parabenizou também os mais de 200 atletas dos projetos sociais que no ato foram representados pelo grupo do Jiu Jitsu que conquistou medalhas nos últimos campeonatos e pelos cinco atletas da Escolinha de Futebol que já passaram por “peneiras” e vivem a expectativa de seguir no jogando em escolinhas de base de times nacionais.

MÉRITO TÁTICO

Da lista de homenageados fizeram parte o subcomandante das unidades especializadas, o secretário-adjunto de Integração Operacional da Segurança Pública, coronel Victor Paulo Fortes Pereira; o’ tenente-coronel Dalton Luiz de Magalhães; o subcomandante do Bope, major Carlos Evane Augusto; o comandante da Força Tática de Cuiabá, tenente-coronel André Avelino Figueiredo Neto; o tenente-coronel Benedito Franco Santos e os majores da Rotam da PM de Goiás, José Alberto Viana Cortez Júnior e Edson Luiz Souza Melo Rocha, entre outros.

Tenente-coronel Dalton, subcomandante da unidades especializadas, recebe medalha ‘Mérito Tático’ do cel Assis(foto: Eliel Tenório)

+ Acessados

Veja Também