Rondonópolis sedia 3ª Etapa do Campeonato Estadual de Tiro neste final de semana

Rondonópolis sedia 3ª Etapa do Campeonato Estadual de Tiro neste final de semana

Cerca de 200 atletas do tiro prático e esportivo do Estado estarão em Rondonópolis para participar da 3ª Etapa do Campeonato de Tiro de Mato Grosso. A competição será nos dias 25 e 26/06, no Clube de Tiro Marechal Rondon, localizado na Rodovia MT 130 KM 2,5.

O campeonato é aberto ao público e admiradores do esporte. Lá, poderá assistir provas de IPSC, Steel Challenge, Saque Rápido, Silhueta Metálica, Trap Americano e Fuzil de Precisão a 300 metros.

A única exigência para observar as provas é a utilização dos equipamentos de segurança: óculos (qualquer um, desde que proteja os olhos) e abafador e/ou protetor auricular.

AS MODALIDADES DO TIRO

ISPC – O grande desafio desta modalidade é conseguir a maior pontuação no menor tempo possível, percorrendo “stages” ou pistas de diferentes cenários. Em Roo, serão 10 pistas com 186 disparos mínimos. O Clube de Rondonópolis é caracterizado pelo elevado nível técnico das pistas, que são construídas atendendo regras rigorosas de segurança. Os atletas de IPSC são organizados em divisões de acordo com o tipo de arma do atirador. São elas:  Open, Standard, Classic, Production, Light e a mais tradicional de todas, Revolver.

Saque Rápido – Ainda é o grande desafio para os adeptos de recordes. Até hoje ninguém conseguiu atingir a pontuação máxima dessa modalidade (300 pontos). Ao iniciar a prova, o atleta deve estar com as mãos acima dos ombros, arma carregada no coldre, e os disparos devem atingir o centro do alvo. São 5 alvos a distâncias de 5 a 15 metros, com tempos pré-determinados de 3 a 8 segundos para cada série de 5 disparos.

Steel Challenge – Conhecida como Desafio do Aço, é uma modalidade da competição interessante ao expectador pelo uso de alvos metálicos reativos (de metal) e muito simples de ser compreendida – velocidade é tudo. A prova é disputada em 5 “strings” ou passadas, onde o competidor deverá atingir os alvos no menor tempo possível.

Silhueta Metálica – É considerada uma das modalidades mais difíceis. Possui características distinta do dinamismo das demais, pois exige estandes próprios. Os alvos são metálicos e lembram o perfil de galinhas, porcos, perus e carneiros. Eles são organizados em filas de 10 com distâncias entre 25 e 100 metros e o atirador tem 4 minutos para derrubar cada fileira. Concentração e muita precisão é a exigência básica para um competidor deste esporte.

Trap Americano – Imagine um prato de aproximadamente 10 cm saindo sem direção definida, de uma casamata semienterrada distante a 15 metros, numa velocidade de 50km/h. Este é o cenário do competidor do Trap, que se repete 100 vezes, em 5 posições diferentes. Ganha o que acertar mais pratos.

Precisão de Fuzil – Deitado, o competidor tem 10 minutos para acertar o centro de um alvo, que pode estar distante a 100, 200 e ou 300 metros. No Clube de Marechal Rondon, os alvos estarão a 300 metros de distância. Claro, ganha aquele que atingir a pontuação máxima, com acertos concentrados no meio do alvo.

+ Acessados

Veja Também