Rondonópolis cumpre mais de 78% das metas do planejamento estratégico para 2018

Rondonópolis cumpre mais de 78% das metas do planejamento estratégico para 2018
Matusalem Teixeira



A apresentação final do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE/MT) referente ao ano de 2018 ocorreu nesta quinta-feira (7) no Auditório da Prefeitura de Rondonópolis.

O plano é desenvolvido pelo Município, que até o ano anterior estava abaixo dos 30% no cumprimento das metas estabelecidas, e encerra 2018, com 78,79% dos índices alcançados, estando apenas atrás de Sinop, entre as maiores cidades de Mato Grosso, no cumprimento das metas de gestão.

A palestra final do PDI, cujos planos de gestão vão de 2018 a 2027, foi coordenada por José Marcelo Perez Quinta do TCE/MT, e acompanhada pelos gestores de todas as secretarias municipais de Rondonópolis que atuam para cumprir as metas de gestão estabelecidas pelo plano cotidianamente.

O consultor da Universidade Federal de Rondonópolis (UFR), Paulo Henrique Martins Desidério, explica que o PDI aplicado pela Prefeitura de Rondonópolis preocupou-se em colocar perspectivas em todas as metas, o que não ocorre em todos os municípios de Mato Grosso. Estas perspectivas incluem a sociedade, os processos internos, a aprendizagem e o conhecimento, e as finanças.

No desenvolvimento do PDI, cada uma das secretarias municipais conta com metas específicas que precisam ser cumpridas e até mesmo elevadas há um patamar além com o objetivo de melhorar a gestão pública e direcionar as ações que são constantemente avaliadas.

Paulo Henrique destaca que toda essa preocupação na otimização da gestão pública tem como objeto final atingir a sociedade, como melhor prestação de serviços para a comunidade, e deste modo, elevando os índices de desenvolvimento humano.