Rodrigo da Zaeli fala sobre requerimento que pede cassação do vereador Juary Miranda

Redação PH

Redação PH

| s.j. povo | vereador tenta destravar obras da rodovia do leite

Rodrigo da Zaeli fala sobre requerimento que pede cassação do vereador Juary Miranda

O presidente da Câmara de Vereadores Rodrigo da Zaeli (PSDB) recebeu a reportagem do Primeira Hora, na terça-feira (07) e falou sobre o requerimento de declaração de extinção do mandato do vereador Juary Miranda (SD).
O documento administrativo foi protocolado e entregue na Câmara, na segunda-feira (06), pelo suplente de vereador Ângelo Bernadino de Mendonça Júnior, o Junião Mendonça (SD). O processo tem quase duzentas e foi fundamentado da lei da ficha limpa. Para o requerente, Juary não poderia ter assumido o cargo, devido a uma condenação de impropriedade em sua outra passagem pela casa de leis.
Zaeli explicou que a mesa diretora da Câmara, junto com a procuradoria do legislativo vai analisar a documentação entregue. “O suplente de vereador Junior Mendonça alega nos altos que a condenação de Juary Miranda impende seus direitos políticos. Mas é uma situação que requer muita atenção, por que Juary teve candidatura homologada, foi diplomado e assumiu o mandato em conformidade com a justiça eleitoral. É preciso analisar tudo com calma. Vamos avaliar todos os pontos do requerimento”, conta.
O suplente, cita no processo que seu colega de partido conseguiu diplomação por uma desatenção da justiça eleitoral. “É direito o Júnior Mendonça pedir esses esclarecimentos. Nós temos que dar também, ampla defesa ao vereador Juary. Quantos mais claro, transparente e simples o processo, melhor para a conduta do trabalho aqui da Câmara”, explica.
Pela extensão do documento, o presidente do legislativo avalia que serão necessários no mínimo 15 dias para um posicionamento sobre o caso. “Se houver fundamento começamos os trabalhos, se não houver fundamento devolvemos ao requerente com ampla justificativa”, finaliza.
Independente do parecer da Câmara, Junião Mendonça ainda pode acionar a à justiça, com processo paralelo ao que foi protocolado na Câmara.
Última cassação
O último caso de cassação de um vereador em Rondonópolis foi em 2010. Na época, a então vereadora Mariuva Valentin Chaves (PMDB)teve o diploma cassado pela justiça eleitoral, por uma suposta compra de votos.

+ Acessados

Veja Também