Rodada de eventos mostra performance do algodão TMG em três estados

Rodada de eventos mostra performance do algodão TMG em três estados

Rodada de eventos mostra performance do algodão TMG em três estados

Durante duas semanas com eventos diários, cotonicultores e profissionais que trabalham com a cultura do algodão em três estados conheceram a performance alcançada no campo e os resultados de produtividade do algodão da Tropical Melhoramento & Genética (TMG).

O evento + Performance Algodão TMG esteve em oito cidades de Mato Grosso, Bahia e Mato Grosso do Sul e informou também sobre a previsão climática para a safra 2018/19, com o agrometeorologista Marco Antônio dos Santos, da Rural Clima, e sobre facilidades para o manejo e proteção para o algodão, com os patrocinadores Corteva Agroscience e Bolgard II RR Flex.

Protagonizando um momento de crescimento, com 66% de aumento de área plantada em relação à safra 2017/18, o algodão TMG conta com um portfólio de cinco cultivares de alta performance, com tecnologias de tolerância à ramulária e nematoides, alta qualidade de fibra, alto potencial produtivo, estabilidade, entre outras características.

Um dos destaques da safra, a TMG 81WS, é líder de plantio em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e, na Bahia, a cultivar apresenta alto desempenho. Obteve, por exemplo, resultado de 510 @/ha, em 200 hectares, em Riachão das Neves (BA).

As cultivares TMG 44B2RF, TMG 47B2RF, TMG 42WS e o lançamento TMG 62RF também foram destacadas para os convidados. Entre elas, estão duas das quatro cultivares mais plantadas no Brasil nesta safra, a TMG 81WS e a TMG 47B2RF.

“A TMG 47B2RF está na terceira safra comercial e a qualidade de fibra é um dos seus pontos fortes”, frisa Renan dos Santos, supervisor de Desenvolvimento de Mercado no cerrado.

Previsão climática

Marco Antônio dos Santos, meteorologista da Rural Clima, percorreu as oito cidades e informou os participantes sobre como será o clima nas próximas semanas e durante boa parte da safra 2018/19, principalmente no Centro-Oeste.

Conforme explicou, não haverá ausência de chuvas nesta região neste início da primavera, no entanto, nas próximas semanas continuam irregulares e com baixo volume, dificultando o pleno andamento do plantio da soja, principalmente em Mato Grosso.

Já a presença do El Niño, se ocorrer, será nos primeiros meses de 2019 (verão) e não neste momento de estabelecimento da safra.

Cultivares de soja

Com a safra de soja sendo estabelecida no final deste mês e início de outubro, a TMG também ressaltou nos eventos as opções de seu portfólio de cultivares de soja para o cerrado brasileiro.

São nove variedades, entre elas duas cultivares precoces (95 a 105 dias) que possibilitam a segunda safra de algodão em melhor época, a TMG 7067IPRO e TMG 2173IPRO, ambas com alto teto produtivo.

Os lançamentos são três, a TMG 2378IPRO e TMG 2383IPRO (com resistência a nematoide de cisto) e TMG 2381IPRO (com ampla resistência a cisto: raças 1, 3, 4, 5, 6, 9, 10 e 14).

+ Acessados

Veja Também