Road Show apresentará programa Soja Plus para a Europa




Uma comitiva brasileira participará de um road show pela Europa no final de março para conversar sobre a sustentabilidade da soja brasileira a convite da European Feed Manufactures’ Federation (Fefac), que é a Federação Europeia dos Fabricantes de Rações, formada por França, Bélgica, Alemanha, Itália e Holanda.

A Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) e a Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais (Abiove) foram convidadas a apresentar a associações do setor do agronegócio, governos e outras entidades como se está produzindo soja no Brasil.

“Também vamos apresentar o programa Soja Plus, que busca melhorar a gestão das propriedades rurais em Mato Grosso e outros quatro estados brasileiros, dando sustentabilidade ambiental, econômica e trabalhista para o agronegócio”, explica Ricardo Arioli, ex-vice-presidente da Aprosoja e atual consultor da entidade.

Ele também ressalta que as entidades estão negociando com a Fefac para que o programa Soja Plus seja uma espécie de “passaporte” da soja brasileira na Europa.

Na agenda, em Bruxelas, reunião com a embaixadora Vera Machado, com o ministro André Machado e o secretário Fernando Mehler. Também haverá encontro com representantes do governo holandês ligados à agricultura e ao meio ambiente. As associações brasileiras ainda participarão de um workshop sobre soja responsável, organizado pela Fefac com todos os seus associados.

Na sequência, haverá encontros com a Fediol, que é a Federação Europeia das Indústrias de Óleos Vegetais, com o Parlamento Europeu, com o encontro no Ministério de Assuntos Econômicos da Holanda. Em Londres, para finalizar a visita, haverá a reunião com a Agricultural Industries Confederation (AIC), que é a confederação da agricultura do país.

O road show ocorrerá de 23 a 30 de março e participarão, além de Ricardo Arioli, o presidente da Abiove, Carlo Lovatelli, e o secretário executivo, Fábio Trigueirinho.