Rival do Up! na Europa, GM Karl é menor que Celta, e superequipado

Redação PH

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rival do up! na europa, gm karl é menor que celta, e superequipado

Rival do Up! na Europa, GM Karl é menor que Celta, e superequipado

A Opel, subsidiária alemã da GM apresentou no Salão de Genebra seu novo compacto, chamado de Karl. O modelo, que na Inglaterra será vendido como Vauhxall Viva, será o veículo de entrada das marcas no continente europeu.
Quando foi revelado, apenas por fotos, no fim do ano passado, chegou a ser especulado que ele poderia basear o sucessor do Celta no Brasil. A montadora não confirma nem que o hatch será aposentado: "O meu trabalho neste ano ainda será vender muitos Celta e Classic”, disse o presidente da GM do Brasil, Santiago Chamorro, ao G1, durante o Salão de Detroit, em janeiro passado.
Interior do Opel Karl (Foto: André Paixão / G1)
Compacto mesmo
O que pesa contra o compacto é que ele tem 3,68 m de comprimento, 8 cm a mais do que o Volkswagen Up, mas 12 cm mais curto do que o próprio Celta. O entre-eixos, de 2,39 m, também fica aquém do atual compacto da GM no Brasil, que tem 2,44 m.
Outra questão é que, apesar de pequeno, o Karl passa bem longe de um popular "peladão". Partindo de 9.500 euros (o equivalente a R$ 31 mil, na cotação da última terça, 4) na Alemanha, terá uma série de tecnologias incomuns em veículos mais baratos, mesmo na Europa.
Será possível equipá-lo com itens como aquecimento dos bancos e do volante, controles de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, alerta de mudança de faixa, piloto automático e teto solar elétrico.
Naquele país, o Up! parte de 9.975 euros (cerca de R$ 33 mil).
Sob o capô, mais novidade: um novo motor 1.0 de 3 cilindros, da família Ecotec, que rende até 76 cavalos. Com ele, a GM adere à "onda" do 3 cilindros, que já havia puxado o Up!
Na construção e no acabamento, é possível notar que há esmero na montagem do carro. Os materiais são comuns a outros veículos do grupo no mundo, e a cabine chega até a lembrar a da família GM do Brasil, como o Onix.
E o Brasil?
A GM já afirmou que a marca pretende lançar um modelo abaixo dos R$ 30 mil no país, e que este modelo seria global. Mas nada mais foi dito pela montadora.
A própria fabricante aponta a questão de tamanho como importante para o mercado brasileiro, o que poderia reduzir as chances de esse compacto ser o Karl.
"Ainda não achamos a fórmula certa para ter tamanho design, conforto e custo”, afirmou Chamorro em outubro passado, durante o Salão de São Paulo.
Nos últimos anos, a marca renovou praticamente todo o seu portfólio no Brasil: entre os automóveis, apenas Celta e Classic, os mais baratos, são da "velha guarda".
Questionadas no Salão, tanto a Opel, como a Chevrolet disseram que não sabem se o modelo será produzido em outros países.
O Karl começa a ser entregue na Europa no fim do primeiro semestre. De acordo com a Opel, já há 15 mil unidades encomendadas.
Opel Karl (Foto: André Paixão / G1)

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