Riva consegue adiar depoimento na CPI das obras da Copa do Mundo

Redação PH

Redação PH

riva consegue adiar depoimento na cpi das obras da copa do mundo

Riva consegue adiar depoimento na CPI das obras da Copa do Mundo

A Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI das Obras da Copa do Mundo, 2014 – cancelou hoje (5) por três votos a um, a oitiva do ex-deputado José Geraldo Riva (PSD) faria à comissão. Votaram favoráveis ao adiamento da oitiva os deputados Wagner Ramos e Mauro Savi, ambos do PR e Baiano Filho (PMDB), e o único voto contrário foi do presidente da CPI, Oscar Bezerra (PSB).

O adiamento atendeu ao requerimento assinado pelo advogado do ex-parlamentar, Rodrigo Mudorvitsch. Este alegou que não poderia acompanhar seu cliente em função de um depoimento que acontece hoje (5) à tarde, no Fórum Criminal de Cuiabá. De acordo com Oscar Bezerra, ainda não foi definida outra data para ouvi-lo.

“Como presidente da CPI tenho que acatar a decisão jurídica, para que a oitiva não seja cancelada. Mas como político gostaria muito de ouvi-lo hoje, porque faz 20 dias que a comissão fez o convite ao ex-parlamentar. Não consigo dimensionar os motivos para que ele não estivesse aqui, para esclarecer os fatos das obras da copa do mundo”, disse Bezerra.

A primeira notificação, adiando a oitiva de Riva, segundo Bezerra, não tinha consistência e por isso foi indeferido monocraticamente pelo presidente da CPI. Mas a segunda notificação alega que haveria cerceamento de defesa, em função de os advogados do ex-parlamentar não poderem acompanhá-lo na oitiva da CPI.“Fizemos a consulta aos advogados da CPI e eles afirmaram que estaríamos cerceando o direito de defesa do ex-parlamentar. Como presidente da CPI, tenho que zelar pela condução e validade das testemunhas, por isso fiz o meu voto contestando os demais parlamentar da comissão”, observou Bezerra.

Riva está preso desde o dia 21 de fevereiro, no Centro de Custodia de Cuiabá, acusado de prejuízos de R$ 62 milhões ao erário público em contratos com gráficas. Bezerra disse que não entendeu a ausência do Riva. Para ele, se o Riva não tem nada a esconder, deveria vir e contribuir, como foi feito por outros convidados. “O Riva é o grande agente político disso tudo. Ele é o lobista. Assim como José Dirceu foi preso por ser lobista do mensalão. O Riva é o lobista do VLT”, afirmou o presidente da CPI.

+ Acessados

Veja Também